Pais revelam mudança em comportamento dos filhos com as Escolas do Novo Saber
Estudantes passaram a se interessar mais pelos estudos e planejar o futuro.

Edinelma Rodrigues, mãe da Emili Vitória Fernandes, de 15 anos, aluna da Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, resume em três palavras o que representa o novo modelo de ensino das Escolas do Novo Saber: planejamento, liderança e estudo. Ela confessa que se surpreendeu com o desempenho da filha que passou a ficar em tempo integral na escola, neste ano.
“Minha filha sempre foi muito comportada em sala de aula e tímida, também. Mas, desde que começou a estudar no ensino integral, ela tem criado um espírito de liderança, aliado a um planejamento e melhor estudo”, notou Ednelma, hoje mais tranquila com a adaptação de Emili ao novo modelo de ensino. Pois, tinha receio de ela estranhar a modalidade.
Para Ednelma, as Escolas do Novo Saber têm muito a ofertar aos jovens, principalmente, no que diz respeito ao planejamento do futuro. “A Emili se adaptou facilmente e foi descobrindo nestes dois bimestres de aula, as enormes vantagens da escola e, hoje, ela ama o ensino integral”, destacou.
A Escola Tiradentes é uma das oito instituições da rede pública estadual que integram as Escolas do Novo Saber, um projeto pioneiro e inovador no Ensino Médio, que segue um modelo de Ensino Integral proposto pelo Ministério da Educação. As outras escolas de Macapá são, Raimunda Virgolino, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Colégio Amapaense e José Firmo do Nascimento. E em Santana são, Augusto Antunes, Alberto Santos Dummont e Elizabeth Picanço Esteves.
Nilda Duarte, mãe do Huddcley Fox, 17 anos, tem a mesma impressão que Ednelma. Ele é outro estudante da Escola Tiradentes. A mãe dele conta que o ensino de tempo integral despertou um interesse maior pelos estudos, além de influenciar no comportamento de Huddcley.
“O meu filho tem um histórico de agressividade. Mas, desde que ingressou nessa nova modalidade de ensino das Escolas do Novo Saber, ele se tornou um rapaz mais carinhoso com todos à sua volta. Começou a pensar no futuro, também, e isso é maravilhoso para mim como mãe”, declarou Nilda.
As Escolas do Novo Saber entram julho em seu período de férias letivas, mas em agosto voltam para dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo nas oito unidades que oferecem o modelo de ensino no Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade
