Cidades

País sairá mais forte de ‘situação de dificuldade’, afirma ministro

Agência alterou para perspectiva negativa nota de crédito do país


O ministro Miguel Rosseto, da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirmou que o Brasil sairá “dessa situação de dificuldade” mais forte e vigoroso. A declaração foi dada após Rosseto ser questionado sobre a revisão da perspectiva da nota de crédito do país pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s.

A Standard & Poor’s informou nesta terça que manteve em “BBB-” a nota de crédito do Brasil, mas alterou a perspectiva para negativa – isso que significa tendência de rebaixamento da nota do Brasil no futuro. A nota do Brasil segue classificada como “grau de investimento”, mas com a revisão o país ficou mais perto de perder o cobiçado selo de “bom pagador”.

“O Brasil tem economia forte. Somos uma das maiores economias do mundo, já vivemos situações melhores, situações piores, situações onde economia flutua. Vamos sair dessa situação de dificuldade mais fortes, vigorosos, preservando ritmo de crescimento econômico, de geração de emprego e trabalho”, disse.

No mercado financeiro, a nota de um país funciona como um “certificado de segurança” que as agências de classificação dão a países que elas consideram bons pagadores. A nota “BBB-” é o último degrau do chamado grau de investimento concedido a países com baixo risco de calotes a investidores financeiros internacionais.

A perspectiva negativa significa a tendência de rebaixamento da nota do Brasil no futuro, o que pode fazer com que a dívida do país caia para a categoria “especulativa”.


Deixe seu comentário


Publicidade