Cidades

Palestras e passeata marcarão o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme em Macapá

Eventos acontecerão dia 19, quarta-feira, no Auditório da OAB e ruas da cidade.


Douglas Lima
Da Redação

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, 19 de junho, será registrado em Macapá, através de palestras e caminhada, tendo à frente a associação que reúne familiares de pessoas acometidas pelo mal.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença. Apesar de existirem cerca de 60 mil pessoas no Brasil vivendo com doença falciforme, poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar sobre ela.

Para contemplar o objetivo da ONU, a entidade que reúne pessoas com experiência da doença vive período de mobilização que desembocará na programação de quarta-feira, 19. A mobilização se resume em divulgar aspectos do mal no paciente que, em linhas gerais, sofre doenças atrozes.


A Doença Falciforme é genética e hereditária, caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias). Na pessoa com a doença, em período de crise, a hemácia modifica o seu corpo: de arredondado para o formato de foice, o que acaba dificultando a circulação de oxigênio nos tecidos. Os principais sinais da doença são dores crônicas, infecções e icterícia, e ocorrem já no primeiro ano de vida.

Angélica Barbosa, professor Emanuel dos Santos Melo e Lindaci Viana, cada um com caso de Doença Falciforme em casa, estiveram no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9), nesta segunda-feira, 17, como parte da programação de divulgação da enfermidade e anunciar a programação do dia 19.

Eles divulgaram que com tratamento no Hemocentro existem mais de duzentos pacientes com doença falciforme no Amapá. Quanto à programação, palestras pelas manhã no Auditório da OAB e passeata à tarde por ruas do bairro Central de Macapá.

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade