Cidades

Para sanitarista, lockdown não é a solução

Para ele, melhor do que lockdown seria a melhora da retaguarda hospitalar. O sanitarista defende que é necessário haver um fortalecimento nas UBSs de combate ao Covid-19.


Marcella Palheta
Da Redação

 

O sanitarista Emanuel Bentes, comentou sobre Lockdown durante entrevista na manhã desta quinta-feira (14) no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM). Para ele, não concorda que a medida seja tomada agora:  “Nós perdemos o timing, o vírus já está disseminado em todo o estado do Amapá, já alcançou todos os municípios. Deveríamos ter feito lockdown no início”, explica o sanitarista.

 

De acordo com os dados da Inloco Tecnologia da Informação S.A, no mapa do isolamento social, cerca de 60% da população do município não está cumprindo o isolamento social. Esses números estão crescendo, em Macapá já são mais de 2.000 casos confirmados de pessoas com Covid-19.

 

As aglomerações ocupam as principais reclamações no Disk Denúncia. Emanuel Bentes explica que o isolamento social é principal ferramenta apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de diminuir o contágio da Covid-19. “Apesar de alguns terem aderido a isso, uma parcela considerável da população debochou e não atendeu as recomendações. O vírus avançou e está em todos os lugares, não tivemos achatamento da curva, ela está subindo a cada dia que passa”, diz Emanuel.

 

Para ele, melhor do que lockdown seria a melhora da retaguarda hospitalar. O sanitarista defende que é necessário haver um fortalecimento nas UBSs de combate ao Covid-19. “Eu confesso que estou assustado e angustiado. Vejo que nossas unidades de saúde estão corretas, mas precisam ser fortalecidas e mais disponíveis para o cidadão. Temos que ampliar. Vamos preservar a vida!”


Deixe seu comentário


Publicidade