Cidades

Parceria do Governo do Estado e Hospital São Camilo permite ampliar cirurgias ortopédicas

O Hospital de Emergência vai desafogar as demandas de baixa e média complexidade ortopédicas, que são as que mais sobrecarregam o atendimento na unidade.


Feliz em poder realizar a cirurgia de fratura na perna, Gease de Souza foi um dos primeiros pacientes a ser transferido para o Hospital São Camilo. A transferência é graças a uma parceria do Governo do Estado e o Hospital São Camilo, que passa a receber pacientes ortopédicos, com traumas considerados de média complexidade.

Gease está entre os 50 pacientes que serão beneficiados com esse plano operativo junto ao Hospital São Camilo. Esse quantitativo será a meta mensal de atendimento permitida pelo convênio. Com isso, o Hospital de Emergência vai conseguir desafogar as demandas de baixa e média complexidade ortopédicas, que são as que mais sobrecarregam o atendimento dentro da unidade.

O secretário de estado da Saúde, João Bittencourt, destacou que o momento é salutar, porque será possível desafogar essa demanda de filas cirúrgicas no HE. “Esperamos uma queda significativa do volume de pacientes na espera da regulação, para situações de urgência e emergência, e com isso darmos mais condições ao Hospital de Clinicas Alberto Lima (Hcal), para melhorar a rotatividade de cirurgias de Alta Complexidade”, explicou Bittencourt.

O secretário de saúde ainda reiterou que a Juíza Alaíde Paula, titular da 4ª Vara Cível, teve um papel importante na condução do processo. “A magistrada interviu nas tratativas com o Hospital São Camilo, nos ajudando a consolidar a parceria”, disse João.

Conforme o acordo, o Estado vai ofertar o atendimento médico e os materiais ortopédicos. Em relação ao Hospital São Camilo, a unidade ficará responsável em garantir o centro cirúrgico e os leitos para internação, após os procedimentos. Em casos de pacientes que por ventura sofram alguma intercorrência grave e necessitem de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), eles serão regulados para as unidades de saúde do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade