Cidades

“Parece que tem uma pedra no coração das pessoas, quando se trata de idosos”, lamenta Nádia Souto

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa trabalha com grande dificuldade para cumprir a missão de proteger a terceira idade.


Neste Dia dos Avós, 26 de julho, o programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) transmitiu o desabafo de uma pessoa que dedica a sua vida a tratar das causas dos idosos: Nádia Souto, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O desabafo de Nádia foi impressionante. Para ela, as pessoas endureceram o coração pelas causas da pessoa idosa. “Parece que tem uma pedra no coração das pessoas; ninguém olha mais com carinho para os idosos. Isso é tão sentido por eles que muitos já estão tendo ideação de suicídio”, lamentou a presidente.

Nádia Souto apresentou no programa a sequência por ano das ocorrências envolvendo violência contra velhos em Macapá, desde 2015. Nesse ano, segundo ela, foram registrados 280 casos; 339 em 2016; 345, em 2017 e 365 em 2018.

Neste ano de 2019, informou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, de janeiro a julho já foram registrados 93 casos de violência contra velhos.

“Justificando o baixo número, Nádia disse que com certeza não está havendo uma diminuição das ocorrências, mas é o conselho que tem diminuído a sua atuação em razão da falta de estrutura com que vez trabalhando na antiga Semart, na rua Coaracy Nunes, Centro.

A presidente descreveu que o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa funciona precariamente numa sala, sem recursos para aparelhá-la, e que agora, porque uma caixa d’água caiu sobre o prédio, a sala foi desativada, tendo ela que fazer os seus serviços nas ruas, andando a pé.


Deixe seu comentário


Publicidade