Cidades

Paróquia São Benedito festeja seu padroeiro

A festividade este ano sofreu alterações e ajustes devido à pandemia da Covid-19


Célio Alício
Da Redação

 

Fundada em 28 de agosto de 1964, a paróquia São Benedito, localizada no Bairro do Laguinho, realizou no domingo (6) a Festividade de São Benedito de forma diferente em relação às edições anteriores por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Assim, a tradicional procissão pelas ruas e avenidas do bairro negro da cidade que é o ponto culminante da festividade será substituída por uma carreata.

A edição de 2020 tem como tema “São Benedito: missionário da esperança”, e como lema “Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração”. A programação teve início com a missa de abertura no dia 30 de agosto; nos dias 03, 04 de 05 (quinta, sexta e sábado respectivamente) foi realizado o tríduo com novena e Santa Missa com um tema para cada dia; na noite de sábado foi realizada a Noite Cultural Online com a “Live Solidária” com atrações culturais e artísticas e transmitida ao vivo pelas redes sociais; e, no domingo (6) a festividade será concluída com alvorada de fogos e sino às 06:00 h., missa solene presidida pelo bispo Dom Pedro Conti com início às 07:00 h e após a missa, uma carreata percorrerá algumas ruas e avenidas do Laguinho. Às 18:00 h., ocorrerá a missa de encerramento às autoridades celebrada pelo pároco Pe. Francivaldo Lima.

No domingo (6), dentro da Igreja, foram disponibilizados 130 lugares dentro da igreja para os fiéis e a área externa foi liberada sob a condição de que as pessoas respeitem o distanciamento social. Segundo José Antonio Souza, “a organização da festa foi feita de acordo com a abertura gradual dos espaços pelas autoridades para garantir aos fiéis a proteção necessária contra o novo coronavírus, daí a opção pela simplicidade de cada uma das etapas da programação sem perder o foco na devoção dos fiéis. Assim, para garantir a proteção de todos, foi proposto uma festividade mais simples, mas sem comprometer as homenagens  ao Santo Preto do Laguinho”.

De acordo com Fábio Souza, da organização da festividade, “com todo o cuidado e cumprindo as medidas preventivas, a fé do Povo e dos Devotos de São Benedito, mais um ano é fortalecida. É um momento de alegria, de esperança, de agradecimento e de amor para com a nossa fé, e pela intercessão de São Benedito, podemos suplicar a Deus pelo fim da Pandemia e que possamos voltar a nos reunir, como todos os anos”.


Deixe seu comentário


Publicidade