Cidades

Passagens de ônibus podem sofrer alta em Macapá

Empresas pagam trabalhadores, mas denunciam defasagem da tarifa e pedem aumento



 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) confirmou o pagamento dos funcionários das empresas Siãothur e União, que paralisaram suas atividades durante parte da manha. O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Rodoviários (Sincotrap). Para o Setap, o Sincrotrap agiu de forma truculenta e abusiva, fechando portões da empresa com correntes, impedindo a entrada de rodoviários que queriam trabalhar e assediando trabalhadores a aderirem ao movimento.

O Setap reconhece as dificuldades para honrar com os compromissos pecuniários com a categoria, mas relembra que Macapá é a capital com a tarifa mais defasada do Brasil, o que compromete investimentos no setor. Já são quase quatro anos sem reajuste. O último ocorreu em agosto de 2011.

Aliada a questão tarifária está a redução de até 50% no número de passageiros nos meses de janeiro e fevereiro, decorrente das férias escolares e o aumento no preço do óleo diesel e outros insumos.

“O Setap reconhece as dificuldades enfrentadas diante da crise econômica que se instalou no Amapá nos últimos meses, diante da não realização de grandes eventos – como a Expofeira –, que movimentam a economia local, e aquecem diversos setores, dentre eles o transporte de passageiros. Além disso, há de se destacar que janeiro, por ser mês de férias escolares e recesso para diversas categorias, é tradicionalmente um mês de baixa arrecadação. Aliado a essa crise econômica, as empresas enfrentam o congelamento tarifário há quase quatro anos, ao passo que o diesel, pneus e peças de reposição dos ônibus quase dobraram de preço no mesmo período”, afirmou o Setap por meio de nota, ainda na semana passada.


Deixe seu comentário


Publicidade