Cidades

Paulo Roberto Costa diz que gênese da corrupção na Petrobras é

O ex-diretor de Refino e Abastecimento Paulo Roberto Costa afirmou em depoimento à CPI da Petrobras, na Câmara dops Deputados, que a origem da corrupção na estatal teve origem em “Brasília”



 

O ex-diretor de Refino e Abastecimento Paulo Roberto Costa afirmou em depoimento à CPI da Petrobras, na Câmara dops Deputados, que a origem da corrupção na estatal teve origem em “Brasília”, por ação de “maus políticos”. Foi a quarta vez que Costa compareceu ao Congresso para prestar depoimento. As outras foram em junho, em setembro e em dezembro do ano passado. “Isso [a corrupção] aconteceu por atitudes de maus políticos,. Não foi a Petrobras que inventou o cartel [de empresas], não foi o diretor que inventou. A origem, a gênese, foi aqui em Brasilia”, afirmou Costa.

Em seguida, Costa listou políticos que teriam se beneficiado do pagamento de propina, conforme já havia relatado em seus depoimentos à Justiça.
“Da minha parte, foram os políticos que já citei na minha delação, que é de conhecimento [público], políticos do PP, do PMDB do PT”, disse. Ao tentar se lembrar dos nomes, provocou risos na plateia ao relatar a dificuldade que tinha em se citar todos. “São tantos que me fogem os nomes”, justificou.

“Do PP, começou com José Janene [já falecido], prosseguiu com o Mário Negromonte e o senador Ciro Nogueira [PP-PI]. No PMDB, o senador Renan Calheiros [PMDB,AL, presidente do Senado], [deputado] Aníbal Gomes [PMDB-CE], e senador Romero Jucá [PMDB-RR]. (…) Do PT, tive contato com o senador Lindbergh Farias [PT-RJ], senador [Humberto] Costa, de Pernambuco”, afirmou o ex-diretor, PR Costa.
Costa disse aos integrantes da CPI que fez “contatos” com esses parlamentares. Integrantes da comissão perguntaram a ele qual era o tipo do contato. “Contato que eu falo é situação irregular”, disse. Indagado se havia alguém do governo com quem tenha feito “contato”, mencionou o senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro das Minas e Energia. “O ministro Edison Lobão foi também mencionado [no depoimento da delação premiada]. Quando digo mencionado, [quero dizer que] foi com problema”, afirmou.

Todos os parlamentares mencionados estão entre os investigados em inquéritos abertos no STF e negam envolvimento, conforme Costa afirmou ao Ministério Público em depoimento por meio de acordo de delação premiada.


Deixe seu comentário


Publicidade