Pediatra lista principais cuidados com crianças e adolescentes durante o Carnaval
A Secretaria de Estado da Saúde conversou com o médico do Hospital da Criança e do Adolescência (HCA), Cleison Brazão, que alertou para hidratação, higiene e proteção da pele

Crianças e adolescentes também curtem o período carnavalesco no Amapá, mas para a folia ser divertida e na dose certa de alegria, o Governo do Estado alerta pais ou responsáveis para alguns cuidados que começam na higiene, alimentação e hidratação, passando pelo tipo de roupa e a preocupação com o barulho excessivo.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conversou com o pediatra do Hospital da Criança e do Adolescência (HCA), Cleison Brazão, que deu dicas para que a experiência dos pequenos na folia seja positiva e não termine em internações por gripes e infecções intestinais, as doenças mais comuns neste período.
“É muito importante que os pais observem o tipo de programação, se é adequada ao público infantil e não apenas adulto. É fundamental levar álcool em gel e também incentivar o consumo de bastante água para que as crianças estejam sempre hidratadas, principalmente para os blocos de rua. Mantendo a higiene durante uma aglomeração, ajuda a minimizar quadros gripais futuramente, pois estamos num período climático que ocasiona muitos casos”, ressaltou Brazão, que é o responsável técnico pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI).
De acordo com o médico, é preciso oferecer água mesmo que a criança não peça durante as festividades. Mas o consumo deve ser de água, água de coco e sucos naturais, evitando líquidos com corantes e açucarados. Outro fator são os cuidados com a pele, sempre levar protetor solar ou até repelentes, pois devidos às mudanças climáticas desse período o melhor é a precaução.
“Nesse período carnavalesco temos vários eventos com grande quantidade de foliões, a exemplo de carnaval nas praças, desfile das escolas de samba no Sambódromo e o blocos que percorrem várias ruas da capital, concentrando muitos adultos, dessa maneira, os pais ou responsáveis precisam ter a atenção redobrada com horários e cuidados com a saúde e segurança das crianças”, pontuou o médico.
Confira os principais sintomas de desidratação:
* Olhos encovados;
* Boca seca;
* Saliva espessa e mais branca;
* Criança abatida, sonolenta, irritada;
* Palidez;
* Aspecto da urina. Se estiver clara, está bem hidratada;
* Demorar a urinar;
* Cor da urina amarela escura ou alaranjada é sinal de desidratação.
Agora veja como proporcionar uma folia saudável para as crianças:
* Ao levar a criança para bloco de rua, escolha um que se reúna em espaço com sombra;
* Vista as crianças com roupas leves e confortáveis, abuse de chapéus ou bonés durante o dia;
* Vale o mesmo para os pés: tênis, sandálias ou sapatilhas confortáveis e que não se soltem nem escorreguem;
* Passe filtro solar adequado à pele infantil;
* Ao pintar a pele, certifique-se de tintas hipoalergênicas e não tóxicas;
* Leve lanches leves e frutas. Se for comprar comidas de rua, evite as que não estejam refrigeradas;
* Mantenha a garrafinha de água sempre abastecida para hidratar mesmo que a criança não peça;
* Evite ficar perto das caixas de som, pois o volume pode prejudicar os ouvidos;
* Combine um horário para encerrar a folia. Sempre se pode brincar mais no dia seguinte.
Carnaval no Amapá
O compromisso do Governo do Estado com a geração de emprego, renda e fomento à cultura e ao turismo, vai possibilitar uma intensa programação, que começou no último domingo, 9, com o Carnaval do Povo, e segue com os desfiles das escolas de samba, desfile de blocos, Carnaval nos Residenciais e bloco A Banda.
Deixe seu comentário
Publicidade


