Cidades

Pedido de investigação de contas de Dilma será questionado

 O ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, que também foi coordenador financeiro da campanha eleitoral de Dilma no ano passado, informou que a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de enviar à Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal informações da prestação de contas da campanha eleitoral de 2014 da presidente Dilma Rousseff para investigação de eventuais irregularidades, será questionada no próprio TSE.


“A decisão tomada pelo Ministro Gilmar Mendes em relação à prestação de contas da campanha da Presidenta Dilma Rousseff será devidamente questionada junto ao TSE. Desde o final do segundo turno eleitoral, outros três processos estão em curso na Justiça Eleitoral, com o claro objetivo por parte do PSDB de questionar uma vitória eleitoral conquistada legitimamente na eleição presidencial de 2014”, informou o ministro.
Ele avaliou ainda que, “mais uma vez, líderes oposicionistas procuram, a partir de processo judicial, criar, de forma oportunista, um factóide político completamente descabido”. “Aliás, o PSDB chegou a solicitar até mesmo uma auditoria das urnas eletrônicas, que são sabidamente seguras”, acrescentou o ministro.

“Reitera-se, novamente, que todos os recursos financeiros utilizados na campanha da Presidenta foram arrecadados de forma absolutamente legal e lícita. As contas de campanha da Presidenta Dilma foram aprovadas por unanimidade pelo TSE, com parecer favorável, do Procurador Eleitoral do MPF, após rigorosa auditoria”, acrescentou. Para ele, “felizmente, o Brasil é uma democracia sólida e, aqueles que perdem as eleições, devem respeitar o resultado das urnas”.

Decisão de Gilmar Mendes
Em sua decisão, o ministro do TSE, Gilmar Mendes, avaliou que há indícios de que foram cometidos durante as eleições do ano passado crimes de lavagem de dinheiro e de falsidade ideológica, que poderiam levar à abertura de ação penal. Para Gilmar Mendes, esses indícios podem levar à abertura de uma ação penal.

Gilmar Mendes é o relator da prestação de contas e manteve o processo aberto para apurar indícios de irregularidades em razão da Operação Lava Jato, que apura dinheiro da Petrobras por meio de um esquema de corrupção na estatal. As contas da campanha de Dilma foram julgadas e aprovadas com ressalvas no fim do ano passado, logo após a eleição.

Petrobras
Para o relator, dados apontam que dinheiro desviado de contratos da Petrobras foi devolvido em forma de propina ao PT por meio de doação de campanha ao partido e à campanha presidencial.


Deixe seu comentário


Publicidade