Cidades

Pedra Branca realiza mutirão de atendimentos durante a campanha Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde estima que até o final de novembro serão realizados 1 mil exames de PSA na população masculina a partir dos 40 anos.


Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari realizou um mutirão de atendimentos de urologista, especialidade médica que diagnostica o câncer da próstata em homens. Foram atendidos no Centro de Covid-19, na sede do município, 52 pacientes que estavam na fila de espera há mais de 6 meses.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que até o final de novembro serão realizados 1 mil exames de PSA na população masculina a partir dos 40 anos, para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como hiperplasia prostática benigna e prostatite.

Os pacientes foram atendidos pelo médico urologista Lecildo Lira Batista, que destacou a importância da prevenção. “É de suma importância que os homens cultivem o hábito de procurar o médico no tempo certo, pois o diagnóstico precoce diminui os riscos de mortalidade”.

Durante o mês de novembro estarão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde ações educativas de promoção à saúde e prevenção de doenças voltadas à população masculina por meio dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Saúde Bucal.

Segundo pesquisas, um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. O surgimento da doença ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.


Deixe seu comentário


Publicidade