Cidades

Pesquisador colaborador da ONU destaca a importância do Amapá na preservação da Amazônia

Niro Higuchi é representante da Amazônia no Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas, das Nações Unidas. Ele palestrou nesta quarta, 30, em Macapá.


Niro Higuchi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), destacou nesta quarta, 30, o papel da Amazônia no atual cenário de mudanças climáticas na Terra. O evento ocorreu na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa.

A palestra “Amazônia Brasileira: vilã ou vítima da mudança climática global da Idade Contemporânea?”, apresentou dados do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (Ipcc), da Organização das Nações Unidas (ONU).


Segundo o cientista, o Amapá exerce um papel de destaque na região devido seu alto índice de preservação de florestas nativas, e pode se tornar vanguarda na defesa do meio ambiente.

“O Amapá é um estado muito preservado e tem tudo a ver com esse discurso sobre a necessidade de proteger a Floresta Amazônica”, destacou Niro.


O pesquisador citou ainda, em sua palestra, que as árvores são uma espécie de “máquinas” que usam muita energia solar para realizar o processo de fotossíntese, que é a captura da energia do Sol e sua transformação em energia química. Esse trabalho natural influencia o clima não só da região amazônica, mas em escala global.

Niro também explicou a existência dos dois tipos de mudanças climáticas: uma ocasionada pela ação humana, a partir da Revolução Industrial; e a outra, pelas atividades geológicas, que ocorre desde a formação do planeta.

Quem aproveitou a palestra para adquirir conhecimentos e tirar dúvidas foi a acadêmica de engenharia florestal da Ueap, Vitória Coelho.

“Ele trata o assunto de maneira clara, mostrando toda a importância dele para o nosso meio acadêmico, profissional, social e ambiental”, disse a estudante.


Inovação em Foco

O evento foi mais uma realização do projeto “Inovação em Foco”, da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), que leva temas de interesse científico para serem discutidos no ambiente acadêmico, promovendo a popularização da ciência.

“A palestra está em um programa que tem o objetivo de debater temas importantes que discutam as potencialidades e vocações do Amapá, que tenham aderência à ciência, tecnologia e inovação. Foi muito bom contar com a participação de um pesquisador de renome internacional como o professor Niro”, destacou Rafael Pontes, secretário da Ciência e Tecnologia.


O trabalho de Niro contribuiu nos relatórios sobre mudanças climáticas da ONU. O Painel de Mudanças Climáticas da Organização conquistou o Nobel da Paz em 2007.


Deixe seu comentário


Publicidade