Cidades

Pesquisadoras promovem intercâmbio entre Amapá, Pará e Guiana Francesa

As obras serão lançadas no próximo sábado, 5, na Biblioteca Pública Elcy Larceda, às 19h. Na programação constam declamação de poesias, expressões culturais como marabaixo e intervenções poéticas.


Pesquisadores de diversas especialidades do Amapá, Pará e da Guiana Francesa reuniram-se para a realização de um projeto de publicação de duas obras, sendo uma voltada para artigos científicos e outra para a publicação de poesias, contos e crônicas. A inciativa de reunir os profissionais partiu de um dos organizadores que por meio de um edital e conseguiu atrair diversos interessados, dos quais 22 foram selecionados.

O organizador e idealizador do projeto, Ivaldo Sousa, afirma que no Amapá existe uma demanda considerável de produtos para publicação e que a iniciativa oportuniza a concretização do trabalho desses profissionais ao terem suas produções divulgadas.

Os artigos científicos seguiram linhas voltadas para a educação, abrangendo temas sobre pedagogia, preconceito, cultura e política. Na obra sobre antologia poética, os autores consideram também uma ferramenta pedagógica, pois apresentam poesias que tratam sobre sexualidade, meio ambiente e conflitos.

“É uma experiência interessante por que você trabalha com várias ideias e temáticas e oportuniza o leitor a buscar e conhecer entendimentos sobre problemáticas cotidianas de ângulos diferentes”, disse o organizador do projeto.

A autora Ana Cleia Sousa abordou em seu artigo científico a inclusão de alunos com deficiência visual, assunto que, para ela, exige muito conhecimento ao se trabalhar as práticas pedagógicas na sala de aula para uma inclusão de fato e de direito.

“Também constato como orientadora pedagógica certa deficiência no atendimento específico para alunos com alguma deficiência. A docência é um trabalho árduo, uma vez que a incumbência de ensinar e educar recai especialmente nos ombros do professor”, destacou.


Deixe seu comentário


Publicidade