Cidades

PIB do estado do Amapá foi de R$ 14,34 bilhões em 2016, diz IBGE

A Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta sexta-feira (16) que o Produto Interno Bruto do Amapá (PIB) em 2016 foi de R$14,34 bilhões, e a variação em volume foi de menos 4,9%.


Na Indústria, a variação em volume de - 6,7% relacionou-se à atividade de construção, que sofreu decréscimo em volume de 14,5% em 2016.

Os ganhos de participação das atividades de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação e administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social explicam em larga medida o acréscimo do PIB em valores correntes.

Já na variação em volume, comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-18,2%) e construção (-14,5%) foram as atividades que mais contribuíram para o resultado.

A Agropecuária obteve crescimento em volume de 1,3%, resultado explicado por produção florestal, pesca e aquicultura e agricultura, inclusive apoio à agricultura e a pós-colheita.

A primeira atividade representou 37,5% do setor e cresceu 3,6% graças ao desempenho da pesca. Já na atividade vinculada à agricultura, o crescimento de 1,2% justifica-se pelo cultivo de produtos da lavoura temporária, com algum destaque para o abacaxi.

Pecuária, inclusive apoio à pecuária, foi, portanto, a única atividade do setor com variação negativa ( -1,4%), devido à queda verificada na criação de bovinos.

Na Indústria, a variação em volume de – 6,7% relacionou-se à atividade de construção, que sofreu decréscimo em volume de 14,5% em 2016.

O resultado desta atividade é explicado em larga medida pela conclusão das obras de hidrelétrica no município de Laranjal do Jari.

Em contrapartida, o início das operações da mesma hidrelétrica, contribuiu para o crescimento em volume de 13,7% de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, e para o ganho de participação no valor adicionado bruto do estado, que ainda se beneficiou com a redução de custos devido à redução da geração termelétrica no estado.

No setor de Serviços, atestou-se redução em volume de 4,2%, em relação a 2015, influenciada principalmente por comércio e reparação e veículos automotores e motocicletas, que apresentou variação em volume de -18,2% devido ao impacto da retração no comércio varejista.

Já Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, atividade cuja participação em valor na economia do Amapá foi de 46,2% em 2016 (43,7% em 2015), a variação em volume foi positiva e igual a 1,2%; o que ajudou a amenizar o efeito da queda em volume no comércio.

Entre as unidades da Federação, apenas Roraima teve crescimento do PIB em 2016.


Deixe seu comentário


Publicidade