Cidades

Pipas são sinônimo de perigo

Está sendo feito pela CEA, que orienta sobre os cuidados que se deve adotar na hora de soltar pipas



 

A brincadeira é secular, principalmente durante as férias escolares, mas pode transformar-se muitas vezes em tragédias, principalmente quando as linhas são enceradas, o que já tem resultado em acidentes graves, inclusive com mortes, vitimando principalmente motociclistas e ciclistas.

Essa prática também pode provocar incêndios, descarga elétrica, atropelamentos e ou cortes por cerol. O cerol é uma combinação cortante de cola e vidro, que as crianças aplicam na linha das pipas para cortar a linha dos papagaios de outras crianças. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne um verdadeiro estilete, causador de muitos acidentes, inclusive fatais.
Geralmente os acidentes ocorrem quando as crianças se arriscam na hora em que a linha se enrosca na rede elétrica e tentam resgatar o brinquedo. Quando enrolada nos fios de alta tensão, a linha da pipa pode romper cabos e se transformar em condutora de energia, pode ainda, provocar choque elétrico aos que tentam retirar – lá e ocasionar a interrupção no fornecimento de energia, deixar centenas de consumidores sem o serviço.

De acordo com o chefe da Divisão de Medicina e Segurança no Trabalho (Dimst/CEA), Marconi Andrade Cruz, “é muito perigoso jogar, aproximar ou encostar objetos como arame, corrente, cabo de aço, bambu, barra de ferro, madeira na rede elétrica. Além de aumentar o risco de sofrer um acidente grave, poderá ainda ocasionar o desligamento da energia elétrica nas casas, hospitais e em residências de pessoas que necessitam de aparelhos médicos para a própria sobrevivência”.

Por isso, segundo Masrconi, a companhia todos os anos divulga no seu site e redes sociais, materiais informativos sobre os cuidados essenciais que devem ser tomados na prática de soltar pipas próximas à rede elétrica. A CEA em parceria com o Instituto de Pesquisa Cientifica e Tecnologia do Estado (IEPA) vem promovendo palestras educativas, nos “festivais de pipas”, do museu sacaca. A próxima palestra será ministrada no dia 04 de junho às 15h na maloca multiuso do Museu.

No dia 05 de julho, a equipe de educadores da CEA estará levando ações educativas para balneários da capital. A idéia da campanha itinerante é levar à sociedade amapaense orientações de prevenção aos acidentes com a rede elétrica. O objetivo é: “elevar o nível de conscientização da comunidade sobre os riscos de se aproximar da rede de distribuição de energia, principalmente no que diz respeito à prática de empinar pipas. A ação também vai abordar outros assuntos como, poda de árvores próximas à rede elétrica, ligações clandestinas, obras de construção e montagem de estruturas nas proximidades da rede elétrica”.

Dicas de segurança ao soltar pipas
Solte pipas longe da rede elétrica e cercas eletrificadas, de preferência em espaços abertos como campo de futebol e praça, para evitar o risco de acidentes; evite soltar pipas nas áreas denominadas impróprias para tal brincadeira, como aeroportos e subestações; não empine papagaios na laje da casa e não tente resgatar a pipa em árvores ou subir em muros próximos aos fios da rede elétrica, pois qualquer distração poderá levar um choque elétrico ou cair; se sua pipa cair em áreas de subestações ou enrolar nas instalações elétricas, não se deve tentar resgatá-la, pois poderá ocorrer um grave acidente.

Outros cuidados: Fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas, pois nem sempre as linhas podem ser vistas; jamais use cerol. Ele é proibido por lei; aos primeiros sinais de chuvas recolha sua a pipa, pois ela funciona como condutor de energia; e, em casos de acidentes com a rede elétrica, ligue para 0800 096 0196.


Deixe seu comentário


Publicidade