Cidades

Plano de Combate ao Chikungunya conta com 120 agentes e milita

No estado do Amapá



 

Uma reunião com gestores do Estado e município de Oiapoque e representantes dos órgãos envolvidos nas ações de combate ao mosquito aedes aegypti definiu a efetivação do Plano Estadual de Ação Social de Combate ao Chikungunya. O trabalho iniciou na segunda-feira, 26, com os 60 agentes de endemias de Macapá e outros profissionais da área da saúde. Desde terça-feira, 27, a ação conta o reforço de 60 militares, 30 bombeiros e 30 do Exército Brasileiro.

O encontro que definiu o Plano contou com a participação dos representantes da secretaria de estado da Saúde (Sesa), da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde (CVS), secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e secretaria de Saúde de Oiapoque (Smso).

O Plano Estadual de Ação Social de Combate ao Chikungunya é uma inciativa conjunta coordenada e acompanhada pela Defesa Civil, que teve como norte o planejamento técnico realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), para impedir a proliferação do vetor que também transmite a dengue.

A estratégia que será adotada é a orientação da população, notificação de pessoas que apresentem os sintomas da doença para acompanhamento dos órgãos de saúde, e a busca ativa de ovos e larvas do mosquito e aplicação de larvicidas para a eliminação. Segundo divulgou a coordenadora de Vigilância em Saúde de Macapá, Gisela Cezimbra, a identificação de focos e tratamento ainda é a forma mais eficiente de combater a proliferação do mosquito.

Além disso, os moradores ou empresários que já foram notificados pelos agentes de endemias, na ação que aconteceu no mês de dezembro, por não realizarem a limpeza de seus quintais, ou acumularem entulhos e pneus, serão autuados, pois estudos apontam que os criadouros predominantes em Macapá são: lixo e outros resíduos sólidos (47%), pneus (20,6%) e depósitos de água ao nível do solo (18,6%).


Deixe seu comentário


Publicidade