Cidades

PM e Conselho Tutelar realizam Operação Escola Segura

Escola Estadual Rivanda Nazaré, na zona norte, recebeu atenção especial.


Uma parceria entre o 2º Batalhão da PMAP, Conselho Tutelar da Zona Norte e Escola Estadual Rivanda Nazaré, no Novo Horizonte, resultou na Operação Escola Segura no fim da tarde desta terça-feira (14).

O tenente Andrei, do 2º BP, fala que a ideia é fazer esse tipo de intervenção semanalmente. “Nosso objetivo é proporcionar ao aluno a sensação de segurança, tirar o desconforto causado pelo cidadão que traz objetos ilícitos e fazer com que esse cidadão pense duas vezes antes de trazer drogas ou armas pra escola. Vamos tentar elaborar toda semana esse trabalho, para trazer mais segurança às escolas da zona norte”, explica.

A polícia faz a revista visual e os próprios alunos abrem as mochilas e mostram os pertences. De acordo com o tenente, “a maioria dos alunos apoia esse tipo de ação, pois eles vivem com medo e assustados; sabem até mais que a gente a realidade do dia a dia”.

Conselheira tutelar, Martinha Souza fala sobre a importância da parceria com a PM. “É de grande importância para nossas crianças e adolescentes, pois nossas escolas estão passando por muitas dificuldades; existe um grande índice de violência dentro das escolas. Estamos aqui para contribuir em prol da sociedade e da proteção aos adolescentes”, declara.

A coordenadora pedagógica da escola, Karen, relata que o policiamento escolar ajuda na inibição dos crimes dentro do ambiente de aprendizado. “O projeto é maravilhoso pra nós, traz sensação de segurança e trabalha a prevenção para os alunos que estejam pensando em trazer drogas ou armas pra escola. Infelizmente alguns alunos até ameaçam nossa integridade física, então é de suma importância a PM trabalhar na prevenção”, diz. 

Outras escolas da zona norte que estejam interessadas nesse tipo de ação, podem fazer a solicitação no 2º BP.

Texto: Railana Pantoja

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade