Cidades

População em geral começa a ser vacinada contra a Covid em Macapá; veja lista

A imunização da população em geral segue nova recomendação do Ministério da Saúde (MS), que permite vacinar pessoas de 18 a 59 anos, em ordem decrescente de idade.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta sexta-feira (4) a vacinação contra a Covid-19 da população que não faz parte de grupos prioritários. A imunização da população em geral segue nova recomendação do Ministério da Saúde (MS), que permite vacinar pessoas de 18 a 59 anos, em ordem decrescente de idade.

Sendo assim, nesta sexta (4) a capital vacina homens com 59 anos. No sábado (5) é a vez das mulheres, com 59 anos, receberem o imunizante. Os pontos de vacinação são os drives-thrus da Praça Floriano Peixoto, Praça do Estádio Zerão, Rodovia do Curiaú e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (antiga Policlínica) e no ponto fixo na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, no horário das 9h às 15h.

“Por questão de estratégia, dividimos por idade e sexo. Como não sabemos o quantitativo de pessoas enquadradas em cada faixa etária, nós dividimos por sexo, não é por nenhum outro motivo. É uma questão de logística, para evitar aglomerações”, explicou a subsecretária de saúde de Macapá, Nayma Picanço.

Segundo Nayma, todos os secretários municipais de saúde do Amapá optaram por seguir o mesmo critério, bem como, acertaram que 70% das doses recebidas a partir desta semana serão destinadas ao grupo não prioritário.

“70% será para o público em geral, de 18 a 59 anos, e os outros 30% iremos usar com os grupos já iniciados, chamados de grupos prioritários”, confirmou.

Pessoas que não integram grupos prioritários estão isentas de fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura. Portanto, para tomar a 1ª dose da AstraZeneca, os contemplados devem apresentar apenas originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação.

 

Educação
Os profissionais da Educação que não foram contemplados com a primeira dose devem fazer agendamento, a partir da segunda-feira (7), no site www.macapa.ap.gov.br/coronavirus/

“Na primeira fase, a vacina foi disponibilizada a quase cinco mil professores. Então, como ainda temos três etapas a seguir e um número limitado de doses, vamos fazer agendamento para este público ser vacinado. Será para qualquer professor que ainda precisa se vacinar”, finalizou Nayma Picanço.

Profissionais que perderam a primeira dose devem aguardar o segundo chamamento da Prefeitura de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade