População pede ações públicas para desassoreamento do Canal do Jandiá
Segundo moradores do entorno, acúmulo de lama, entulho e mato está fazendo desaparecer cartão postal da cidade e impedindo a navegação no local

O programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) da manhã desta quinta-feira (31) recebeu a reclamação de vários moradores da falta de manutenção e limpeza do Canal do Jandiá (Zona Oeste de Macapá). Segundo eles, o acúmulo de lama, entulho e mato está fazendo desaparecer um dos mais importantes cartões postais do município, além de impedir a navegação de pequenos produtores que usam o Canal para o escoamento da produção agrícola.
Um morador, que se identificou como Benedito, reclamou da falta de ações públicas: “Nunca fomos contemplados com, o Canal do Jandiá está abandonado, não apenas debaixo da ponte Sérgio Arruda como em toda a sua extensão, com um monta de aningal, entulhos e lama, o que nos levou a pagar algumas pessoas para fazerem a roçagem, por isso queremos que a prefeitura pelo menos mande tirar as aningueiras que roçamos pra não entupir o canal; aqui tem pequenas embarcações que vão até na ponte; a prefeitura começou a limpar o Canal, no no inicio da ponte e todo mundo ficou alegre e até parabenizamos o prefeito, mas fizeram só 100 metros e pararam. A gente é ser humano, precisa dos serviços da prefeitura aqui também. Moro aqui há 25 anos e não temos beneficio nenhum”, desabafou.
Contatado por telefone pela bancada do programa, o titular da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), Claudiomar Rosa explicou que desde o início da atual gestão vem trabalhando em parceria com a secretaria municipal de Obras (Semob) para a desobstrução do Canal do Jandiá: “A gente fez no inicio desse ano em caráter prioritário durante três meses, não só embaixo da ponte, como também mais na frente em direção ao bairro Jesus de Nazaré; retiramos toneladas e toneladas de material de lá. O problema é que esse trabalho precisa da execução de um projeto macro, cujos recursos já estão sendo captados pelo prefeito Clécio Luís junto ao governo federal”, anunciou.
Deixe seu comentário
Publicidade
