Cidades

População pede e Semsa vai reforçar estoque de medicamentos em comunidade do Bailique

Segundo a secretária de Saúde de Macapá, Karlene Lamberg, existe uma dificuldade logística para abastecer os postos médicos afastados da Vila Progresso, mas reforço será encaminhado.


Foto: EcoBrasil

Railana Pantoja
Da Redação

 

Benedita dos Santos, moradora do Igarapé Baiano, comunidade do distrito do Bailique, solicitou que a Secretaria de Saúde de Macapá disponibilize mais medicamentos para os postos médicos que atendem a população ribeirinha. Segundo a moradora, apenas o medicamento dipirona estava sendo ofertado.

“O posto só tem alguns remédios, na segunda (18) fui lá com muita dor de cabeça e só deram dipirona, não tinha outro remédio. Nem remédio para asma tem mais. Não adianta a gente ter médicos, técnicos e enfermeiros se não tem remédio. Pedimos que o prefeito não esqueça da gente, nossa situação é complicada”, solicitou Benedita.

Em resposta, a secretária de Saúde da capital, Karlene Lamberg, prometeu reforçar os estoques de medicamentos nas comunidades. “O Igarapé Baiano fica perto da Comunidade do Carneiro, onde nós temos um técnico de enfermagem e um médico que podem estar levando o medicamento necessário até a dona Benedita. Como lá tem mais umas trinta comunidades, algumas realmente não têm posto de saúde e existe uma dificuldade grande de logística para abastecer com medicamentos essas pessoas”, garantiu Karlene Lamberg.

Segundo a secretária, a UBS Vila Progresso é a base para esses postos e encontra-se abastecida com medicamentos. “Vamos pedir que a equipe mais próxima possa abastecer as comunidades necessitadas”, disse.

Karlene Lamberg também informou que em até 30 dias a nova UBS da Vila Progresso estará pronta para ser entregue ao distrito do Bailique. “A UBS hoje funciona 24h, mas com precariedade. Tínhamos uma obra parada, retomamos e com prazo de entrega de 30 dias teremos uma UBS nova, equipada, inclusive, com equipamentos para odontologia”, finalizou a secretária.


Deixe seu comentário


Publicidade