Cidades

População reclama de constantes interrupções de energia em todo o estado

De acordo com a CEA, a falta de investimento no sistema de distribuição é a principal causa dos ‘apagões’



 

A população do Amapá, em todos os municípios, principalmente em Macapá, Mazagão, região do Jari e Oiapoque reclama das constantes interrupções de energia elétrica. Em Macapá, os problemas são rotineiros. A Companhia de eletricidade do Amapá (CEA) reconhece a ocorrência sistemática de ‘apagões’, mas garante que a causa maior é a falta de investimentos nos últimos 20 anos. “A falta de investimentos em melhorias no sistema elétrico, somada ao crescimento populacional, à chegada do verão amazônico entre outros fatores, causa o aumento das interrupções no fornecimento”, defende-se o diretor presidente da CEA, Ângelo do Carmo.

Segundo Ângelo, as oscilações de energia, que têm sido notadas com mais frequência, ocorrem por conta da sobrecarga e da precariedade do sistema: “Em 2015, a CEA tem mais de 192 mil unidades consumidoras cadastradas, o número de consumidores cresceu, mas a extensão da rede e sua manutenção não acompanharam este crescimento. As constantes quedas de energia e as dificuldades de atendimento são resultados da falta de investimentos”.

Para mudar este cenário, a atual diretoria já iniciou a implementação do plano de ação 2015/16. O plano envolve a construção de novos circuitos, a intensificação das manutenções no sistema, instalação de novos equipamentos de proteção da rede, entre outras iniciativas, como por exemplo, a construção do alimentador Alvorada, que entrará em operação em 15 dias e irá dividir a carga dos bairros que ficam ao longo da Rodovia Duca Serra, melhorando o fornecimento de energia à região.

“A energia que chega ao Amapá é de confiança e estável, porém a rede de distribuição precisa de muitas melhorias estruturais. Infelizmente as condições financeiras da CEA não permitem que façamos tudo de uma só vez”, lamentou o diretor-presidente, explicando que a Divisão de Planejamento e Expansão (DPE/CEA) garante que a implementação e conclusão dos serviços previstos no plano de Ação 2015/16 vai possibilitar melhorias na qualidade operativa do sistema e nos níveis de tensão, reduzindo oscilações e desligamentos acidentais.


Deixe seu comentário


Publicidade