Cidades

População reclama de filas para marcação de consulta na rede pública

Atendimento passou a ser feito na rede Super Fácil como forma de evitar transtornos.


Desde fevereiro as marcações de consultas com especialistas estão sendo feitas na rede Super Fácil. O objetivo do governo do Estado era descentralizar o atendimento no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e evitar longas filas, mas a população diz que isso não está acontecendo.
Um homem que não quis se identificar disse que as filas são somente para entrar numa lista de espera. “Agora mudou o sistema, tem que ficar na lista de espera para consulta. Você vem, dá entrada e eles vão ligar para avisar a data que o médico poderá atender, essa fila é só pra isso. Antes a gente vinha e já marcava, saía com data e horário”, reclamou.

Outra reclamação de quem precisa usar a rede pública é sobre a negociação ilícita de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Macapá. O usuário Francisco França diz que na UBS do Novo Horizonte cerca de 10 pessoas fazem esse “trabalho”.

“Dependendo do médico, eles cobram entre 20 e 30 reais. Todo mundo sabe quem é que vende lá, inclusive um desses foi preso ano passado, ele estava negociando no Hospital Geral e agora está na UBS Novo Horizonte”, explicou.

Subsecretário de saúde de Macapá, Eldren Lages falou que a situação será verificada. “É bom a gente sempre apurar essas coisas, porque isso não é prática nossa. Essa questão das filas, de um modo geral, levam esses ‘espertinhos’ a aproveitarem das pessoas. Ano passado um rapaz foi preso e agora estamos sabendo que essa prática voltou, a partir de agora vou acionar a Polícia Civil, vamos usar as imagens do circuito interno da UBS para identificar a pessoa que pratica esse ato”, finalizou.

Reportagem e fotos: Olívio Fernandes
Texto: Railana Pantoja


Deixe seu comentário


Publicidade