Cidades

Práticas Restaurativas: escolas de Macapá fortalecem o ambiente escolar com o método

As escolas Lauro Chaves e Coelho Neto destacam pontos positivos alcançados com a prática. Método faz parte do plano de desenvolvimento do programa Educação para Paz (E-Paz).


Foto: Vandy Ribeiro / Seed

Duas escolas da capital amapaense apresentaram resultados positivos depois da implementação das práticas restaurativas no seu sistema pedagógico. As escolas do Estado Lauro de Carvalho Chaves e Coelho Neto utilizaram o método como ferramenta de combate à violência, drogas, baixo rendimento e evasão escolar nos seus ambientes de ensino.

A prática faz parte do plano de desenvolvimento do programa Educação para Paz (E-Paz), que é utilizado nas escolas para administrar conflitos e ajudar na reversão de problemas que desestimulem o desenvolvimento pedagógico dos profissionais e dos estudantes dentro das escolas.

No planejamento utilizado pela escola Lauro de Carvalho Chaves, localizada no bairro do Muca, as práticas de reconciliação e reversão de crises conseguiram baixar a zero o número de violência e drogas dentro do ambiente escolar, além de conseguir resgatar o papel da família na educação dos seus alunos.

O gestor da escola, Wesley Santos, falou sobre a mudança que a escola está passando devido à utilização dessas práticas para mediar os conflitos que a escola antes enfrentava.

“É gratificante ver como nossa escola está criando uma nova imagem, saímos de um panorama negativo que era causado pela violência e pelas drogas e hoje estamos nos tornando referência em administração e ensino, tudo isso graças às práticas restaurativas que trazem esse norte para a resolução desses conflitos”, destacou o gestor.

Atualmente a escola conta com o comprometimento de seus colaboradores e estudantes, através de um pacto social interno, que já tem mostrado melhorias como: redução do índice de violência e de drogas, melhorias no ensino – que gerou o aumento na nota da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Basica (Ideb), além da organização administrativa e credibilidade da escola.

Já na escola Coelho Neto, localizada no bairro do Buritizal, o Núcleo de práticas restaurativas escola é direcionado pela professora Maria do Socorro Silva Bastos, que está na escola há 24 anos. Para ela o método tem ajudado no desenvolvimento pedagógico da instituição.

“Hoje a prática restaurativas dentro das escolas têm evidenciado o trabalho dos profissionais, o aluno é instruído a conviver, respeitar e ensinar o que é respeito ao próximo. Tudo que é mediado ao aluno acaba gerando reflexos no seu rendimento, na sua busca por conhecimento e no seu convívio na escola”, disse a professora, que trabalha há mais de 5 anos coordenando o núcleo de práticas restaurativas da escola Coelho Neto.


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