Cidades

Prefeito apresenta novo Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio para Macapá

Documento prevê ações em diversos eixos como saúde, educação, esporte e lazer, além de assistência social. A Prefeitura está com ações o mês todo em alusão ao Setembro Amarelo.


“Nós já estamos desenvolvendo serviços e ações na assistência psicossocial, como a ampliação dos atendimentos psicológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive com atendimento de emergência. Além da Unidade Acolhimento Infanto-Juvenil, que é referência na região norte. O plano tem o intuito de organizar toda essa rede de assistência, em vários eixos, como educação, saúde e lazer, efetivando a nossa política”, destacou o prefeito Dr. Furlan.

O coordenador de Saúde Mental do município, Jeferson Melo, apresentou o plano que consta as estratégias de ação no sentido de educação permanente com acesso ao conhecimento e a formação continuada sobre o comportamento suicida, notificação compulsória dos casos que identificam as pessoas suscetíveis à prática de condutas auto-lesivas e realizam o acompanhamento necessário. Além disso, o eixo saúde traz todos os serviços de acolhimento e tratamento como as UBSs, centros que acolhem crianças e jovens e serviço itinerante para pessoas em vivência de rua.

O documento ainda aborda o eixo assistência social com acesso aos equipamentos e serviços da Política de Assistência Social, como exemplo, a aquisição de cestas básicas. Esporte e lazer também fazem parte do plano, com obras e reformas de arena e praças que incentivem a socialização dos munícipes. Por fim, o eixo saúde do trabalhador traz apoio psicológico aos servidores municipais.

“O nosso plano tem o olhar em todas as áreas, porque acreditamos que devemos trabalhar de forma transversal. Alguns pontos já estão sendo realizados pelo município, outros vamos implementar. O suicídio é um problema de causa complexa, mas tenho certeza que juntos vamos prevenir o ato e combater o número de casos”, finaliza o coordenador.

Também estiveram presentes na ocasião a secretária de Saúde, Karlene Lamberg, e a secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan. A coordenadora de Atenção Básica, Joelma Ribeiro, e os vereadores Alexandre Azevedo e Edinoelson Careca.

 

Setembro Amarelo
Neste ano, a Prefeitura de Macapá preparou uma vasta programação buscando mobilizar a população para conscientização sobre o assunto, discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida, além de informar como ajudar e buscar apoio psicológico.

Com o tema, ‘Conectado com você em favor da vida’, a ideia é reunir todos em prol do bem maior, que é a vida. A Prefeitura está unida para dar visibilidade à causa, com o mês inteiro de programações, que compreendem projeção de frases em favor da vida que será realizado nesta sexta-feira (10) no Mercado Central, rodas de conversa, escuta psicológica nas praças, Bioparque da Amazônia e nos residenciais, além da caminhada em favor da vida.


Deixe seu comentário


Publicidade