Cidades

Prefeito Clécio Luís participa de abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde 

Participaram da solenidade diversos segmentos da área.


Iniciou nesta quinta-feira, 11, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CNS) e realizada pela Prefeitura de Macapá. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ulisses Guimarães Neto, enfatizou que esse é o momento para se tentar avançar nas políticas públicas na área da saúde. “Estamos tendo um momento ímpar para discutirmos saúde, e podemos ter o envolvimento da população, porque é o usuário que está na ponta e sente as necessidades na pele. Precisamos multiplicar esse envolvimento para que possamos melhorar ainda mais a saúde”, disse.

O tema principal deste ano é Democracia e Saúde e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do SUS. A proposta temática para o evento é um resgate da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. 

A secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, destacou que o tema desta conferência permite avaliar tudo que já foi feito até aqui. “Avaliaremos onde evoluímos, onde precisamos melhorar, implantar, rever ou reavaliar. O SUS é de uma riqueza técnica e social e de uma abrangência que poucos conhecem. O Sistema Único de Saúde é muito mais que simplesmente tratar doenças, ele é prevenção e é isso que discutiremos nesses dois dias”.  

A promotora de Justiça Fabia Nilci Santana destacou a importância do SUS. “Para que todos os direitos do cidadão amapaense sejam garantidos. Afinal, a saúde é um direito de todos. Muitos avanços já foram constatados pela promotoria, isso é inegável, porém, precisamos avançar”, reforçou. O relatório final da conferência servirá de base para as etapas estadual e nacional, gerando subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020/2023 e do Plano Nacional de Saúde. 

O prefeito Clécio Luís lembrou que a conferência é um momento de discussão para avançar ainda mais nessa área. “Hoje, temos uma rede bem melhor do que quando assumi a prefeitura, mas tenho consciência de que podemos avançar e como parte dessa evolução estamos chamando os concursados da Saúde, equipando as unidades, não só com mobiliário, mas com medicamentos. E tudo isso será discutido nessa conferência e, que for decidido nesses dois dias de evento, será levado para as conferências estaduais”, destacou.


Deixe seu comentário


Publicidade