Cidades

Prefeito Clécio visita Escola AEIOU e entrega equipamentos de cozinha para 8 unidades de ensino

A unidade escolar está prevista para ser entregue no dia 20 de março, quando iniciarão as aulas na rede municipal de ensino. 


O prefeito Clécio Luís, acompanhado dos secretários de Educação, Sandra Casimiro; Obras, David Covre e de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, visitou as obras da Escola Municipal AEIOU, localizada no bairro Jardim I, zona norte da capital. 

A obra está concluída e agora a escola passa pelo processo de humanização, que é quando a comunidade escolar se junta para dar um ambiente mais acolhedor às crianças, por meio de pintura das paredes, bancos e espaços de uso comum. O prefeito visitou cada ambiente escolar, olhando cada detalhe.

Com a reforma, foram reconstruídos a cozinha, de acordo com as normativas do FNDE, com espaços para estoque de panelas, estoque de frios e vestiário; os banheiros, inclusive para pessoas com deficiência; o telhado foi todo substituído, assim como o forro, janelas, piso, além da recuperação do muro; e construção de pórtico de acesso à escola e a acessibilidade em todos os ambientes. O valor total da obra, com aditivos, ficou em R$ 495.267,92, recurso este oriundo do Aporte Financeiro aos Municípios (AFM). 

A escola possui hoje cinco salas de aula; um banheiro masculino com três vasos e um lavatório; um banheiro feminino do mesmo jeito e um adaptado. Além de videoteca, sala da diretoria, duas salas da secretaria, coordenação pedagógica com banheiro, sala de atendimento especializado, depósito para material de limpeza, área de circulação, fossa séptica, caixa d’agua, refeitório coberto, cozinha com estoque a seco, estoque de panelas, de frios e vestiário. A instituição atende aproximadamente 470 alunos, entre o prédio principal e o anexo, crianças de 2 e 5 anos, 1° e 2° períodos. 

A secretária Sandra Casimiro explicou que o ensino-aprendizagem tem que começar na base. “Acreditamos que se o aluno tiver uma boa base, que é a educação infantil, para quando ele adentrar ao ensino fundamental, suas habilidades estarão desenvolvidas. E isso melhorará ainda mais a aprendizagem deles”, ressaltou. 

Clécio destacou que a Escola AEIOU foi praticamente reconstruída, está toda mobiliada com equipamentos novos, climatizada e com câmeras internas em todos os ambientes. “Estamos preocupados em entregar não somente o prédio, mas também uma escola equipada com internet e lousas digitais, que são frutos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, e os equipamentos, fruto da articulação do senador Davi Alcolumbre”, enfatizou. 

Durante a visita, o prefeito Clécio entregou equipamentos para algumas escolas de educação infantil, adquiridas por meio do Termo de Compromisso, no valor de R$ 163.743,42. O recurso é para a aquisição de equipamentos de cozinha, como geladeira, fogão industrial e micro-ondas. Ao todo, 12 instituições de ensino serão contempladas. Neste primeiro momento, foram entregues para oito unidades (Ana Luiza, Moranguinho, Eficaz, Tia Madalena, Meu Pé de Laranja Lima, Sementinha, AEIOU, Luzia Costa). 

“Os kits que estamos recebendo hoje serão importantes para as nossas escolas, pois sabemos que as nossas necessidades são muitas, mas, aos poucos, elas estão sendo amenizadas”, disse a diretora da Escola Eficaz, que recebeu um dos kits, Shyrlene Cantuária.


Deixe seu comentário


Publicidade