Cidades

Prefeito de Tartarugalzinho festeja vitória do município na luta contra analfabetismo

Bruno Mineiro lembra que projeção do MEC é até 2030 o país ter 80% de seus alunos alfabetizados na idade certa, mas Tartarugalzinho, em 2024, alcançou índice superior a 94%, o maior de toda a região Norte, habilitando-se ao Prêmio MEC


 

Douglas Lima
Editor

 

Representado pela antiga professora Aldenice Castelo Santos, o município de Tartarugalzinho recebeu nessa segunda-feira, 11, em solenidade no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula da Silva e do ministro da educação, Camilo Santana, o Prêmio MEC, por ter alcançado o maior percentual da região Norte em alfabetização na idade certa.

 

 

O Ministério da Educação (MEC) trabalha com a projeção de que o Brasil alcance, até 2030, 80% de alfabetização na idade certa de seus alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, por volta dos sete anos. Transcendendo a projeção, Tartarugalzinho, em 2024, obteve índice superior a 94%, na região Norte, tornando-se uma referência na educação pública do país.

 

Na manhã desta terça-feira, 12, o prefeito Bruno Mineiro, pelo telefone, festejou a vitória no programa ‘LuizMeloEntrevista’, apontando a boa relação da gestão dele com a classe dos profissionais da educação como a causa do índice alcançado pelo município, suplantando a projeção do próprio MEC. “Nós fizemos a nossa parte, e eles, a deles; o resultado é este que nos tornou premiados”, ressaltou Bruno.

 

 

O gestor lembrou que ao ser eleito, pela primeira vez, encontrou Tartarugalzinho com apenas nove escolas do ensino fundamental, e que agora, no segundo mandato, o município já conta com 22 educandários com professores, pais e alunos unidos por uma educação muito melhor, recebendo todo o apoio da Prefeitura.

 

Mineiro lembrou que paralelamente à construção de escolas encetou diálogo com os profissionais do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que capacitava professores e promovia progressões e promoções na categoria, formalizando um pacto para a execução de uma educação de qualidade. Indo além, os educandários receberam toda infraestrutura com salas climatizadas e internet.

 

Concluindo, o prefeito disse: “O Prêmio MEC é o resultado da participação de todos, inclusive, de forma marcante, a dos pais, que vendo o esforço público implementado na nossa educação passaram a cobrar dos filhos um esforço maior nos estudos, o que foi correspondido”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade