Cidades

Prefeitura anuncia primeira ecocreche da capital

A unidade escolar nasce com uma nova roupagem de educação, um conceito inovador para educar, cuidar, socializar e emergir o que há de melhor nas crianças da faixa etária de 2 a 5 anos.


A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inova cada dia mais no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de seus alunos, com novas metodologias ativas de ensino. É com essa proposta que a Prefeitura de Macapá inaugurará em breve a Ecocreche Tio João, localizada no bairro Pedrinhas.

No Brasil, existem poucas iniciativas como esta. A mais conhecida é a Creche Hassis, em Florianópolis (SC), com foco maior na sustentabilidade; e a EMEI Porto Alegre (RS), que prioriza os ambientes de aprendizagem a partir de espaços já existentes. A Ecocreche Tio João será a primeira instituição de ensino neste formato no Amapá e na Região Norte, e a terceira no Brasil.

A creche irá aliar sustentabilidade, ambientes de aprendizagem, criatividade, protagonismo, mapeamento de território, entre outros elementos que oferecem um radar de possibilidades, experimentações e vivências para as crianças, um formato inovador, estimulando os pequenos a conhecer e a interagir com os diversos ambientes da instituição.

“A creche será um novo modelo de escola que iremos implantar aqui no município. Instituição que vem trazendo uma nova modalidade de ensino para as nossas crianças, com foco principal na questão da sustentabilidade. Onde o que tradicionalmente seria sala de aula será transformado em diferentes ambientes de aprendizagem, ou seja, não teremos salas de aula na creche, e sim espaços diferenciados de aprendizagem, onde as crianças irão desenvolver diferentes atividades, a exemplo do espaço sensorial, a empreendoteca, dentre muitos outros”, explica o prefeito de Macapá, Clécio Luís.


Deixe seu comentário


Publicidade