Cidades

Prefeitura apresenta projetos para melhorar sistema de alfabetização na capital

A titular da pasta, Sandra Casimiro, apresentou aos vereadores as ações desenvolvidas pela prefeitura para a melhoria da alfabetização no município

Compartilhe:

A prefeitura de Macapá esteve representada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em sessão na Câmara de Vereadores de Macapá. O convite foi feito pelo vereador Rinaldo Martins, pela passagem do Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro.

A titular da pasta, Sandra Casimiro, apresentou aos vereadores as ações desenvolvidas pela prefeitura para a melhoria da alfabetização no município, como o Projeto de Incentivo à Leitura, estudos de rotação, o acesso cada vez mais cedo das crianças às inovações tecnológicas, o ensino de xadrez e robótica, que hoje já está implantado na Escola Maria Bernadete, o ensino de música, a realização da avaliação municipal, dentre outros.

“Alegra-me muito, enquanto servidora do município de Macapá, juntamente com a nossa equipe, servidores da educação e a comunidade, participar dessa discussão, buscando um fortalecimento de políticas públicas educacionais para sairmos desse quadro, em que ainda temos um número considerável de pessoas sem conhecimentos mínimos. Esta é uma temática que merece e requer a atenção de toda a sociedade”, disse a secretária.

“Há um número muito grande ainda de analfabetos em âmbito mundial e é importante a gente fazer essa reflexão. A Secretaria de Educação vem, ao longo desses dois últimos anos, realizando várias ações no sentido de inovar, de trazer inovações e estudos diferenciados para que nós possamos mudar esse cenário dentro do município de Macapá”, ressaltou Sandra Casimiro.

O vereador Rinaldo Martins destacou que o analfabetismo no Brasil ainda é um flagelo e falou da importância da participação efetiva da educação para a melhoria dos índices. “Nos últimos anos, pesquisas apontam um número ainda muito grande de analfabetismo em todo o mundo, e esses números assustam, uma vez que as metas eram diminuir esses índices e isso a nível mundial não está acontecendo. Por isso, quando se fala no assunto, é importante termos a Secretaria de Educação aqui, na Câmara de Vereadores, para que os representantes do povo conheçam as estratégias que vêm sendo feitas na educação do município, no combate ao analfabetismo”.

A vereadora Maraina Martins parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal. “É uma honra receber a Secretaria de Educação. Nós sabemos que a Educação e a Saúde são duas pastas muito difíceis. Mais a Educação, nessa gestão do prefeito Clécio, vem fazendo o seu diferencial. Quando vemos escolas sendo reformadas, escolas sendo inauguradas, vemos a importância dessa estrutura para essa alfabetização, dos alunos terem estrutura adequada para que justamente não ocorra a evasão desse aluno”.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *