Cidades

Prefeitura de Calçoene inicia processo de regularização de trabalhadores do setor pesqueiro

O trabalho inicia com a realização do curso de piloto fluvial em parceria com a Marinha do Brasil


Paulo Silva
Da Redação

Os trabalhadores do setor pesqueiro do município de Calçoene procuraram a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), nesta quinta-feira (22), interessados em participar no curso de piloto fluvial, que será oferecido em parceria com a Federação dos Pescadores do Amapá (FEPAP) e a Marinha do Brasil.

Para participar, os trabalhadores precisarão estar com a documentação toda regularizada para acessar o curso gratuitamente. De acordo com o técnico da SEMAPA, Jodevaldo dos Santos Gurjão, a capacitação constitui uma das metas da SEMAPA para regularizar toda a atividade pesqueira em Calçoene. Tornando mais acessível estas informações aos órgãos de fiscalização sobre quem opera na atividade dentro do município.


Nesta primeira etapa de inscrições, os pescadores passaram por exames médicos para emitir os atestados de capacidade ocupacional. A possibilidade de os testes serem realizados por um médico do trabalho no município só foi possível por meio da articulação da prefeitura de Calçoene com os vereadores Gibson Costa e Quelson Costa, além do deputado estadual Paulinho Ramos.

Para o Prefeito Júlio Sete Ilhas, o setor pesqueiro é uma das atividades econômicas que vem recebendo muita atenção da gestão. “Estamos fazendo a regularização dos trabalhadores, investindo em tecnologia e qualificação técnica para tornarmos o pescado de Calcoene, um produto competitivo nos mercados interno e externo do pais”, destacou.


O curso de piloto fluvial é voltado a formar profissionais habilitados a operar embarcações de pequeno porte nos meios fluvial e marítimo. São consideradas embarcações de pequeno porte: lanchas ou botes de turismo náutico e pesca profissional.

O próximo treinamento ofertado será o curso de formação de aquaviário, que abrange os conhecimentos necessários a função de chefe de embarcações para navegação em todo o território nacional.


Deixe seu comentário


Publicidade