Cidades

Prefeitura de Macapá anuncia construção do Centro de Zoonoses

A obra custará aproximadamente R$ 4 milhões, sendo que mais de três milhões serão destinados através de emenda do senador Randolfe e o restante será contrapartida do município.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, assinou neste sábado (11) a ordem de serviço para construção do Centro de Zoonoses do município. Será um espaço com cinco blocos, nos quais funcionarão os serviços de vacinação e avaliação animal, laboratório de entomologia, ambulatório, depósito de ração, necrópsia e eutanásia, gatil e canil, entre outros.

Era uma lacuna que existia no nosso estado, e agora com a emenda do senador, somada a nossa atuação na prefeitura, queremos inverter essa lógica. Será um centro de vigilância em saúde e de ciência tropical, que vai estudar zoonoses e dar um avanço grande na causa animal”, detalhou o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

A obra custará aproximadamente R$ 4 milhões, sendo que mais de três milhões serão destinados através de emenda do senador Randolfe e o restante será contrapartida do município. “Estarmos de máscara hoje, enfrentando uma pandemia de coronavírus, mostra a necessidade que temos de controlar zoonoses. Ter um centro dessa natureza em Macapá vai muito além da necessidade de vacinar cães e gatos, será um centro para acompanhar as diferentes populações das outras espécies animais”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).

O Centro de Zoonoses é mais uma ação que a prefeitura vai desenvolver visando cuidar da saúde animal em Macapá. Recentemente, houve a entrega da Praça Pet, do ‘castramóvel’, e, outros projetos em breve serão executados. “Inauguramos a praça Pet e vamos inaugurar a clínica veterinária, que será uma base para o ‘castramóvel’. Também já iniciamos o censo animal e estamos estudando uma área para criar o condomínio de cães e gatos, essa foi uma sugestão das ONGs”, anunciou Furlan.

Além disso, campanhas de vacinação antirrábica estão sendo intensificadas em vários pontos da capital. Neste sábado (11), no horário das 8h às 13h e das 14h às 17h, acontece uma grande ação em mais de 10 pontos. “Com isso, pretendemos alcançar uma cobertura de, aproximadamente, 80 mil cães e gatos, na faixa etária acima de três meses. Mantemos constantemente no Canil Municipal a vacina antirrábica, mas lembramos que essas ações intensificadas são importantes para atingir um número maior de animais”, finalizou a secretária de saúde de Macapá, Karlene Lamberg.

 

https://www.youtube.com/watch?v=V_3qC_P26zo


Deixe seu comentário


Publicidade