Cidades

Prefeitura de Macapá apoia turnê de teatro gratuito

O espetáculo Alegria de Náufragos ocorrerá às 20h, no CEU das Artes.


A Prefeitura de Macapá apoia o grupo paraibano Ser Tão Teatro, que realiza neste domingo, 7, a turnê Alegria de Náufragos: Rotas pelo Norte, em Macapá. A excursão é patrocinada pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2017/2018 e passará por quatro estados da região Norte, contemplando nove cidades. A primeira parada da circulação é o Amapá.

O espetáculo Alegria de Náufragos ocorrerá às 20h, no CEU das Artes. Além disso, promoverá nesta segunda-feira, 8, um intercâmbio cultural com o grupo local Casa Circo e a oficina Improvisar é preciso – Construindo a cena com o Ser Tão, das 14h às 18h, no CEU das Artes, com inscrições online, por meio do link https://forms.gle/bGeciEam3Ly2AExw6.


A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) cedeu o espaço no CEU das Artes para a apresentação, que é gratuita. A classificação indicativa da peça é para maiores de 12 anos de idade. A circulação contempla a capital do Amapá; as cidades de Manaus e Itacoatiara, no Amazonas; Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri, no Acre; e Porto Velho, Ariquemes e Ji Paraná, em Rondônia.

Além da apresentação gratuita, o espetáculo garante a acessibilidade em duas plataformas durante as apresentações, com audiodescrição, por meio da distribuição de 20 fones de ouvido, permitindo a inclusão de pessoas com deficiência visual, e da presença em cena de uma intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais -, garantindo a integração de pessoas com deficiência auditiva.

Alegria de Náufragos possui texto livremente inspirado no conto Uma história enfadonha – das memórias de um homem idoso, do escritor russo Anton Tchekhov, e estreou em março de 2016, em João Pessoa, com montagem financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). Com dramaturgia de Giordano Castro, César Ferrário e Ser Tão Teatro, o espetáculo traz em cena os intérpretes Thardelly Lima, Rafael Guedes e Cely Farias. A direção musical é de Marco França, a iluminação e produção são de José Hilton Souza, e operação de som é de Polly Barros. A intérprete de Libras é Janái Érica Santos da Silva e a de audiodescrição é Larissa Hobi Martins.

Sinopse

Alegria de Náufragos traz em seu centro o emérito professor Nicolai Stepianovitch de Tal, que se depara ao final da sua existência com uma inevitável análise de si mesmo. Apesar de seu currículo impecável, de ter constituído família e de ser um “homem feliz”, ele gradativamente é submetido a um doloroso processo de falência interior e começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e de suas instituições.

Serviço

Data: 07/04 (domingo)

Hora: 20h

Local: CEU das Artes Macapá – Centro de Artes e Esportes Unificados

Endereço: Av. Carlos Lins Côrtes, s/n. Bairro Infraero II

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: 12 anos


Deixe seu comentário


Publicidade