Cidades

Prefeitura de Macapá celebra de forma positiva readequação da iluminação pública da orla de cidade

As melhorias possibilitaram à população mais claridade e segurança, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção no período noturno.


A Prefeitura de Macapá celebra o sucesso da readequação da iluminação pública em um dos principais pontos turísticos de Macapá, realizado em março de 2020. Atualmente, quem transita pelo trecho entre Araxá e Santa Inês usufrui dos benefícios. As melhorias possibilitaram à população mais claridade e segurança, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção no período noturno.

A atual iluminação alcança toda a via e parte do canteiro central, deixando o local totalmente iluminado. Além dos novos postes e troca de lâmpadas, toda fiação foi substituída. Mais de 5 mil metros de cabos de 50 mm e mais de 1.700 metros de cabo de 25 mm foram colocados em tubulações subterrâneas. A obra foi executada por meio de emenda parlamentar.

O secretário municipal de Obras, David Covre, ressalta que o Município instalou dois novos transformadores para evitar a oscilação de energia, 53 novos postes de aço galvanizado cônico ornamental, com altura de 12 metros e 4 postes com altura de 6 metros, com mais de 200 luminárias de LED com fluxo luminoso maior que as lâmpadas existentes. “Anteriormente, as luminárias eram de 40 lux e hoje o logradouro está iluminado com lâmpadas de 150 lux, um ganho de cinco vezes mais de área de abrangência, deixando a orla mais iluminada”, conclui David.

É importante ressaltar que a orla ficou moderna e mais iluminada com as luminárias de LED, que são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, a de LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas. Atualmente, a Prefeitura de Macapá elaborou o projeto para a execução da segunda etapa da readequação da iluminação da orla.

O trecho contemplado será a orla do Santa Inês até o Mercado Central. O projeto está em fase de adequação na Sudam, para que seja seguido os trâmites de licitação. Os trabalhos foram feitos com recursos de emenda parlamentar.


Deixe seu comentário


Publicidade