Cidades

Prefeitura de Macapá celebra termo de cooperação para planejam

Clécio Luís assinou o termo com representantes da Conservation International



 

Na tarde da última quinta-feira, 12, no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, esteve reunido com representantes da Conservation International (CI) para assinatura de um Termo de Cooperação Técnica.

A CI é uma organização não governamental dedicada à conservação e utilização sustentada da biodiversidade no Brasil, país onde já atua há 27 anos. É especializada em serviços ambientais, a partir de ferramentas científicas e econômicas associadas a estratégias de políticas que contribuem com o bem-estar humano. A organização passa agora a colaborar com a elaboração do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

O prefeito Clécio explicou que o objetivo da parceria é concentrar esforços para desenvolver atividades, ações, programas ou projetos de fortalecimento da governança territorial e ambiental, com foco na valorização, conservação, uso sustentável do capital natural e de produção sustentável no município de Macapá.

“Temos pautado nossas ações na responsabilidade socioambiental e na participação popular. Esta parceria contribuirá com a definição de várias ações a serem implementadas no município”, acrescentou o prefeito.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Territorial da CI, Eugênio Pantoja, a parceria ajudará o município a elaborar políticas ambientais e a definir planejamento estratégico para as ações de meio ambiente no município, e, a partir disso, pensar em ações, sejam para as mudanças climáticas, ambiente urbano, ordenamento ambiental, licenciamento ou controle.

“Trabalhamos com instrumentos de planejamento, depois vamos contribuir na definição das políticas públicas e posteriormente na parte de captação de recursos. Eventualmente iremos viabilizar outros novos parceiros, de uma forma que façamos um arranjo institucional para as políticas ambientais no município”, destacou o diretor.

A CI já atua no Amapá há mais de 15 anos. Atualmente, trabalha com foco no tripé conservação da biodiversidade, serviços ambientais e bem-estar humano em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes.


Deixe seu comentário


Publicidade