Cidades

Prefeitura de Macapá chega pela quarta vez ao 1º lugar no ranking da Open Knowledge Brasil na transparência dos dados epidemiológicos

Macapá é a capital que vem se destacando na transparência no Brasil e alcançando os primeiros lugares nos rankings da Open Knowledge Brasil (OKBR), em dados epidemiológicos, com o ranking da Transparência Internacional, em relação à divulgação dos Contratos Emergenciais no período de pandemia.


Macapá chega pela quarta vez ao primeiro lugar no ranking feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR) como a capital brasileira com o melhor índice de transparência na qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo Coronavírus, publicados em seus portais oficiais. Nesta quarta avaliação da Open Knowledge Brasil (https://transparenciacovid19.ok.org.br/), foram analisados os dados que são divulgados em relação à pandemia, gráficos, boletins, acesso e qualidade da informação.

O resultado indica que Macapá é a capital, junto com Manaus, que melhor divulga os dados epidemiológicos da pandemia, com os boletins atualizados com o número de contaminados e de exames, dados sobre atendimentos, taxa de isolamento, gráficos e outros que qualquer pessoa pode pesquisar no Portal da Transparência (https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/).

A equipe responsável pelo portal busca sempre melhorar as informações, com mais dados, gráficos mais detalhados, índice de isolamento; os boletins passaram, além dos casos de contaminados, óbitos e internados. Hoje é divulgado também o número de consultas, receitas e testes feitos nos Centros de Covid-19, das Unidades Básicas de Saúde do município.

“Apenas Macapá e Manaus foram as capitais que se mantiveram em primeiro lugar, com quatro melhores pontuações. Esse é um resultado da qualidade na divulgação dos dados sobre o combate à Covid-19. A prefeitura vem sempre divulgando os boletins diários, além de manter o portal com todos os dados epidemiológicos, com os números confirmados de contaminados, suspeitas, exames, número por bairros, quantas consultas e medicação foram feitas nas unidades de saúde do município”, pontua o ouvidor-geral, Magdiel Ayres.

Para o prefeito Clécio Luís, o portal da transparência é também uma forma de responsabilidade social. “Mantemos a sociedade informada, sempre divulgando todas as informações da doença, como forma de alerta e com o objetivo de ter a colaboração de todos no combate à essa doença. Acreditamos que a transparência é a melhor forma de esclarecer e ajudar a população”, destaca.

O Portal Transparência integra várias áreas da prefeitura, como Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, responsáveis pelo Portal Covid-19, tem também a Secretaria Municipal de Saúde, Ouvidoria Geral e a Secretaria Municipal de Comunicação, que trabalham com o fluxo de informação, mantendo a população informada sobre a pandemia.


Deixe seu comentário


Publicidade