Prefeitura de Macapá começa a aplicar a 2ª dose de vacina contra a gripe
Durante toda a semana crianças de até dois anos de idade serão atendidas em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município

A prefeitura de Macapá deu início nesta segunda-feira (05) à segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A coordenadora municipal de imunização, Jorssete Cantuária, explicou no programa LuizMeloEntrevista (DárioFM 90.9) que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão aplicando a 2ª dose da vacina exclusivamente para crianças menores de dois anos idade, mas não descartou atendimento aos demais públicos alvos e a pessoas de outras faixas etárias.
“Em Macapá nós conseguimos superar a meta do Ministério da Saúde (MS), com a aplicação de 95 mil e 570 doses, enquanto que a meta era de 92 mil e 60 doses, e agora vamos prosseguir com a campanha aplicando a 2ª dose para crianças menores de 2 anos de idade, cujo atendimento será feito em todas as UBS do município, e estamos aguardando a disponibilização, pelo Ministério, de mais doses para atendermos a todas as faixas etárias e grupo; mesmo, depois de atendermos as crianças abaixo de dois anos, vamos disponibilizar para a população o que restar dessas vacinas”.
Disponibilização de vacinas
Até agora o Amapá é o estado com a maior cobertura de vacinação no país, com a imunização de 95,6% do público alvo, seguido do Paraná (84,9%), Santa Catarina (84,8%), Goiás (82,4%), Rio Grande do Sul (82%), e Pernambuco (81,3%). Com menor cobertura aparecem os estados de Roraima (60,8%), Pará (65,3%), Mato Grosso do Sul (67,8%), Mato Grosso (68,3%) e Acre (68,9%).
Com o anúncio feito na última sexta-feira pelo Ministério da Saúde de que vai disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população, estados e municípios agora vão ofertar a vacina para todas as faixas etárias. A previsão seria que a vacinação geral seria a partir desta segunda-feira (05), mas segundo Jorssete Cantuária, até agora as vacinas anunciadas ainda não chegaram ao município, mas ela garantiu que o estoque disponível é suficiente para aplicar a 2ª dose nas crianças de até dois anos de idade, e garantiu que enquanto o MS da Saúde não enviar a complementação das vacinas, a prefeitura vai usar o estoque que sobrar para atender ao restante da população.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Especialistas orientam que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Deixe seu comentário
Publicidade
