Prefeitura de Macapá destaca meio ambiente e sustentabilidade do desfile cívico na Avenida FAB
Público de aproximadamente 5 mil pessoas prestigiou o desfile, que contou com a participação de alunos de escolas urbanas e do campo, servidores e convidados de instituições parceiras

Em alusão ao dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura de Macapá realizou, na Avenida FAB, nesta sexta-feira (12), o desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento, entre alunos das unidades escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, servidores e colaboradores de instituições parceiras.
Com o tema “O Meio do Mundo entre Rios e Florestas: Sustentabilidade e Saberes no Coração de Macapá”, o desfile trouxe para a avenida a valorização do povo, dos rios e das florestas, por meio dos saberes históricos e educacionais.
As escolas participantes apresentaram, por meio de suas propostas, um misto de orgulho pela identidade cultural, consciência ambiental e compromisso com o meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis, essenciais para garantir o futuro do planeta.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, deu ênfase à importância do desfile cívico na Avenida FAB, exaltando e agradecendo o empenho das equipes da Educação na realização do evento.
“Estou muito feliz em estar aqui mais uma vez, vendo essa avenida lotada de pessoas. Hoje é um dos dias mais esperados dentro da gestão municipal, trazendo o fortalecimento dos valores patrióticos de nossa cidade”, evidenciou o prefeito.
O secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, falou sobre a escolha do tema, alinhado ao cenário global e local, especialmente em decorrência da realização da COP 30 no Brasil, em novembro de 2025.
“É sempre importante fortalecer a educação ambiental, e o tema do desfile deste ano traz essa conscientização sobre a preservação da nossa região amazônica. Com as mudanças climáticas, há uma grande preocupação com a preservação dos biomas e valorização dos povos da floresta. E nossas escolas trazem essas questões para a avenida”, ressaltou.
Além de ser uma celebração da Semana da Pátria, o desfile cívico também fez alusão ao dia 13 de setembro, uma data histórica que se refere à criação do antigo Território Federal do Amapá, em 1943.
Parcerias:
O evento contou com as parcerias das secretarias de Saúde (Semsa), de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), de Comunicação (Secom) e com os órgãos de segurança: Guarda Civil Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Deixe seu comentário
Publicidade







