Cidades

Prefeitura de Macapá implanta gestão democrática nas escolas

Está sendo realizado no auditório do TRE-AP


Nesta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Macapá dá início às discussões para a criação de uma lei específica para a implantação da Gestão Democrática Escolar na rede municipal de ensino. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o I Seminário de Gestão Democrática acontece até esta sexta-feira, 21, no auditório do TRE-AP, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, diretores, pais de alunos, secretários administrativos e escolares, representantes do Fórum Municipal de Educação, sindicato, conselho e sociedade civil organizada têm a missão de elaborar e aprovar um modelo para Macapá.

De acordo com o grupo de trabalho da Semed, a proposta é que seja implementado projeto piloto em seis escolas municipais, sendo uma no centro, duas na zona norte, uma na zona sul e duas na zona rural. O conceito de gestão democrática tem como princípio o compartilhamento de decisões, sejam pedagógicas ou financeiras, junto à comunidade, nos rumos e destino da instituição de ensino, incluindo a eleição para diretor.

No seminário está sendo discutida a minuta de lei da Gestão Democrática Escolar. Esta decisão política da gestão marca também o cumprimento de uma das principais metas inseridas no Plano Municipal de Educação, sancionado pouco mais de um mês.

“Nosso Plano de Educação não pode e não ficará engavetado. Vamos avançar com o cumprimento das metas estabelecidas e a Gestão Democrática é a meta 19, que começa a sair do papel. Nossa finalidade é construir um modelo a partir da nossa realidade local, congregando várias experiências exitosas, instituindo o espaço escolar de fato democrático, assegurando o funcionamento dos mecanismos de participação como conselho escolar e de classe, associação de pais e mestres, grêmio estudantil e eleição direta para a equipe gestora. Garantindo, assim, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar”, explica a secretária de Educação, Antonia Andrade.


Deixe seu comentário


Publicidade