Cidades

Prefeitura de Macapá implanta projeto Aluno Auditor

Iniciativa dá a estudantes do ensinamento municipal prerrogativa de identificar problemas em escolas, avaliar as causas e buscar soluções.


Douglas Lima

Da Redação

 

A Prefeitura de Macapá lança na manhã desta sexta-feira, 31, no auditório multiuso da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o projeto Aluno Auditor, promovido pela Controladoria Geral do Município (Cogem) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa tem por objetivo fomentar a cidadania ativa em estudantes, professores e demais colaboradores do ambiente escolar, utilizando como instrumento central a metodologia de auditoria para identificar problemas existentes na escola, avaliar as causas e buscar soluções.

Os envolvidos pela experiência pedagógica pretendem estimular a comunidade escolar em ações específicas que contribuam para a formação da cidadania ativa com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social da educação básica, estando diretamente relacionado com a qualidade do serviço público prestado.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Controladoria Geral do Município, é a segunda do país a implantar o projeto, ficando atrás da Controladoria Geral de Belo Horizonte, pioneira em levar a iniciativa para o ambiente escolar. Por essa razão, as controladorias firmaram parceria a fim de implementar o projeto na capital amapaense.

A controladora geral do município de Macapá, Nair Mota, também na manhã de hoje, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), revelou que o projeto Aluno Auditor foi inspirado na experiência vivida em Belo Horizonte. Por meio de votação, informou a controladora, 21 alunos foram escolhidos em ciinco escolas da capital para exercerem a auditoria nesses estabelecimentos.

Nair Mota explicou que quatro das escolas terão quatro alunos como auditores, e uma, cinco. “Sem dúvida, como este projeto, estamos buscando ativar a cidadania entre os estudantes do; município de Macapá, pontuou a controladora geral do município.


Deixe seu comentário


Publicidade