Cidades

Prefeitura de Macapá inaugura nova Feira da 13 de Setembro

Com a nova feira entregue, empreendedores foram alocados nos 56 boxes disponibilizados e o canteiro central entrará em obra para ser modernizado, já que está incluso no pacote de obras da mobilidade urbana da capital.


Railana Pantoja
Da Redação

Com espaços planejados, design moderno e funcional, a nova Feira da 13 de Setembro, no bairro Novo Buritizal, zona sul de Macapá, foi entregue aos empreendedores neste sábado (22). Durante a solenidade de inauguração, o prefeito da capital, Clécio Luís, lembrou que os feirantes já atuavam ao redor do espaço, mas tinham um ambiente insalubre.

 “A próxima será a feira da 1º de Maio. Já estamos com um projeto lindo pronto, aprovado e aguardando licitação. Mas, essa aqui da 13 tem um caráter muito especial. Assim como a Feira Maluca tinha do ponto de vista histórico, a da 13 tem do ponto de vista urbanístico. Era uma feira que funcionava totalmente no meio da rua, empreendedores que ficavam por aí sem a menor condição sanitária, e, mesmo assim a feira se consolidou. A gente precisava fazer a desobstrução, mas dando o devido valor aos feirantes. Fizemos e agora eles recebem essa feira nova, uma obra que é moderna e regional ao mesmo tempo”, falou Clécio Luís.

 

Além dos boxes, a nova feira tem sala de administração, banheiros masculino e feminino, adaptados para pessoas com deficiência, e sala para depósito. A grande novidade é que a energia do local será gerada através de placas solares.

 

“A iluminação para a feira, nesses 56 boxes, é uma energia renovável. Pra gente é o primeiro experimento. A partir de agora, vamos cada vez mais usar energia solar, renovável, nas nossas obras”, adiantou.

Antes, na área que era do governo do Estado, funcionava uma delegacia, mas o órgão foi desativado e o prédio ficou em desuso público. Foi então que houve uma conversa e o governo estadual fez a doação do terreno para a Prefeitura de Macapá.

 “Era um espaço de propriedade do governo do Amapá, onde funcionava uma delegacia que ficou abandonada por muitos anos. Procurei o prefeito e o governador e coloquei a possibilidade de fazer a obra para atender os feirantes da 13, que ficavam nas margens por aí, sem ambiente adequado para comercializar os produtos e atender os clientes. Eles aceitaram, o governador Waldez fez a doação da área e o prefeito Clécio aceitou fazer a obra, com recursos federais que a gente viabilizou lá em Brasília. Foi uma união de esforços”, comemorou Davi Alcolumbre, presidente do Senado.

Durante a construção do espaço, os feirantes continuaram trabalhando nas proximidades da Feira do Produtor, no meio da avenida 13 de Setembro e no canteiro central da rua Claudomiro de Moraes. Agora, com a nova feira entregue, os empreendedores foram alocados nos 56 boxes disponibilizados e o canteiro central entrará em obra para ser modernizado, já que está incluso no pacote de obras da mobilidade urbana da capital.

Fotos: Railana Pantoja


Deixe seu comentário


Publicidade