Cidades

Prefeitura de Macapá inicia qualificação social e profissional de ex-dependentes químicos

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, no Centro de Cursos Livres (CCL).


Iniciou nesta segunda-feira, 13, a qualificação social e profissional de ex-dependentes químicos por meio de cursos de Mediação de Conflitos e Métodos de Autocontrole, Bijuterias com Sementes Regionais, Técnicas de Apicultura e Chefia e Liderança, ofertados pela Prefeitura de Macapá.

O Departamento de Trabalho e Promoção da Cidadania (DTPC), da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), por meio dos cursos, atende usuários do Centro de Referência Especializado em Situação de Rua (Centro POP), internos da Casa Abrigo Marluza Araújo (Cama), ambos equipamentos da assistência social municipal, bem como participantes do Projeto Liberdade e Cidadania.

Foram beneficiadas pela iniciativa as casas de apoio a dependentes químicos, Fazenda Esperança e as demandas encaminhadas pelo Fórum de Macapá. Ao todo, são 100 vagas destinadas à ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade social que tiveram contato com substâncias químicas.

“Vejo como uma forma de oportunizar eles e qualificá-los para o mercado de trabalho. Quando se faz um curso de qualificação, um leque de oportunidades se abre. No curso de artesanato, por exemplo, eles trabalharão com sementes regionais. É uma forma de saírem da condição de vulnerabilidade e terem uma qualificação, assim tendo expectativas e chances para conseguirem um emprego”, destacou a diretora do DTPC, Keila Lobato.

Para os participantes, a ocasião é propícia para novo aprendizado e de expectativa para fazer dinheiro extra no futuro, como relatou a participante do projeto Liberdade e Cidadania, Cintia Silva, 32 anos. “Essa aqui é uma oportunidade que estou tendo para aprender a fazer algo novo e, com o artesanato, poder ganhar uma grana extra”, comentou.


Deixe seu comentário


Publicidade