Cidades

Prefeitura de Macapá integra programação do 24º Encontro dos Tambores

Além do museu, as pessoas que passarem pelo Centro de Cultura Negra podem adquirir produtos na Feira Afroempreendedora, que fomenta a produção e venda de produtos de identidade afrodescendente e indígena.


A abertura do  24º Encontro dos Tambores aconteceu nesta quarta-feira, 20, no Centro de Cultura Negra e União do Negros do Amapá (UNA). O evento tem como objetivo integrar as comunidades mais tradicionais em uma série de atividades culturais.

O encontro foi marcado pela Missa dos Quilombos, realizada em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, e recheada de ritos católicos e elementos de religiões de matriz africanas. Padre Aldenor Santos presidiu a celebração e destacou a importância de eventos como esse no calendário local. “Hoje é um dia de celebração e recordação, de fazermos memória da nossa história”, pontuou.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhou a celebração da santa missa e aproveitou o evento para prestigiar a exposição do Museu Municipal do Negro, intitulada “Amapá, onde os hemisférios se encontram”. Organizada pelo Instituto Municipal de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Improir), a exposição foi exibida pela primeira vez em agosto de 2019 no Senado Federal e reúne fotografias, cerâmicas tradicionais produzidas pelas louçeiras do Maruanum, elementos e símbolos do Marabaixo, artesanato afroamapaense e indígena, e literatura de autores com temática étnico racial.

Wenderson Barbosa, musicista, aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco da música das comunidades tradicionais e visitou a exposição. Segundo ele, o encantamento é imediato. “Estou encantado, porque tenho contato com a música negra do Amapá, mas não conseguia ver além disso. Gostei de ver os livros, as artes e objetos, é tudo muito rico em detalhes e história”.

Gislene Coutino, trancista, aproveitou a feira para oferecer seu serviço especializado em cabelos afro. “Sempre participo da Feira Afroempreendedora, mas hoje é um dia mais especial. O Encontro dos Tambores é uma oportunidade de fortalecer o nosso trabalho”.

Após a missa, comunidades tradicionais apresentaram-se com grupos de Marabaixo e batuque. O evento segue até 6 de dezembro e contará ainda com o concurso do Mais Belo Negro e Mais Bela Negra, exposições de artes plásticas, Museu Municipal do Negro, Feira Afroempreendedora e apresentação de comunidades, além de shows nacionais.


Deixe seu comentário


Publicidade