Cidades

Prefeitura de Macapá lança Núcleo de Combate à Discriminação Racial

Apresentação do Núcleo aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), na Prefeitura de Macapá


Promover ações que reforçam a igualdade racial e, principalmente, oferecer atendimento adequado para vítimas de racismo, são alguns dos motivos que levaram a Prefeitura de Macapá a criar o Núcleo de Combate à Discriminação Racial. “Através do Núcleo haverá o desenvolvimento de políticas de igualdade racial e acolhimento das pessoas que, porventura, sofrerem alguma discriminação. Este é o primeiro passo da nossa política de combate”, reforçou o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (21), na sala de reuniões da prefeitura. A data escolhida é símbolo de luta da população negra, em que é celebrado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

O núcleo funcionará no Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), e vai acolher as vítimas de racismo e injúria racial e encaminhá-las para a rede de atendimento do município e estado.

Será ofertado atendimento psicológico e jurídico, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH), e Clínica de Direitos Humanos, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As vítimas também serão orientadas pela Delegacia Especializada para Crimes de Racismo e Discriminação.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.

 


Deixe seu comentário


Publicidade