Cidades

Prefeitura de Macapá oferta exame de PCCU em 26 unidades de saúde

Em Macapá, 26 locais realizam o rastreamento de forma gratuita, sendo 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Centro de Espacialidades Dr. Papaléo Paes e Carreta da Mulher, localizada ao lado da UBS Marcelo Cândia, na zona norte.


O mês de março é direcionado a conscientização e combate ao câncer de colo de útero. A melhor forma de prevenir a doença é a realização do exame de PCCU ou Papanicolau, como é conhecido popularmente.

Em Macapá, 26 locais realizam o rastreamento de forma gratuita, sendo 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Centro de Espacialidades Dr. Papaléo Paes e Carreta da Mulher, localizada ao lado da UBS Marcelo Cândia, na zona norte.

De acordo com a enfermeira da rede municipal de Saúde, Olinda Lima, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. Por esse motivo, busca conscientizar mulheres de todas as idades para prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Com o exame é possível detectar alterações pré-cancerígenas, que se tratadas podem ser curadas e evitar a evolução para um câncer. O cuidado faz com que a mulher possa viver a vida com qualidade e tranquilidade. A coleta do preventivo deve ser realizada periodicamente”, explica a enfermeira.

A profissional de tecnologia da informação, Rayana Barbosa, de 28 anos, aproveitou o aniversário para cuidar da saúde. “Meu presente está sendo esse, pois vim fazer o preventivo, que significa um gesto de amor. Sendo uma etapa muito importante na vida das mulheres”, conta.

“Orientamos as mulheres que já possuem uma vida sexual ativa a virem realizar o exame, que é simples e indolor. Para aquelas na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, de 25 a 64 anos, o procedimento deve ser realizado a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais”, complementa a enfermeira Olinda.

 

Critérios para realização do exame
Para garantir um resultado preciso, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Também não pode usar duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores a realização do procedimento. É importante também que não esteja menstruada.

Para o atendimento é necessário o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF.

 

Veja os locais disponíveis
• UBS Marabaixo
• UBS Rosa Moita
• UBS Coração
• UBS Lélio Silva
• UBS Congós
• UBS Leozildo Fontoura
• UBS Padre Raul Matte
• UBS Raimundo Hozanan
• UBS Pedrinhas
• UBS São Pedro
• UBS Pedro Barros
• UBS Rubim Aronovitch
• UBS Perpétuo Socorro
• UBS Cidade Nova
• UBS Pacoval
• UBS Pantanal
• UBS Novo Horizonte
• UBS Curiaú
• UBS Marcelo Cândia
• UBS Brasil Novo
• UBS BR-210
• UBS Infraero 1
• UBS Macapaba
• UBS Álvaro Correa
• Centro de Espacialidades Dr. Papaléo Paes
• Carreta da Mulher


Deixe seu comentário


Publicidade