Cidades

Prefeitura de Macapá orienta sobre descarte correto de lixo

Casos de garis acidentados durante trabalho reduziu em comparação com o mesmo período de 2018, mas munícipes continuam descartando lixo de forma incorreta.


Railana Pantoja

Da Redação

Dados da Divisão de Planejamento e Monitoramento de Limpeza, da Prefeitura de Macapá, mostram que houve uma redução nos casos de garis acidentados com objetos perfurocortantes durante o trabalho. Em 2018, 12 casos foram registrados. Já no primeiro semestre de 2019, apenas três garis foram acidentados.

“Preocupados com isso, no primeiro semestre de 2019 iniciamos a campanha de conscientização, mostrando o prejuízo que o mau acondicionamento de objetos perfurocortantes causa na vida desse trabalhador, que diariamente ajuda o município na limpeza”, disse o chefe da Divisão, Adrian Castelo.


De acordo com o levantamento, os principais objetos encontrados são garrafas, pratos e copos de vidro; lâminas, facas e estilete; e materiais que são resíduos de saúde, misturados com lixo domiciliar.

“A orientação é que o munícipe após usar esses materiais, acondicione em embalagens fechadas, caixas lacradas. Nossa campanha visa conscientizar e sensibilizar o cidadão a usar e descartar separadamente lixo perfurocortante e lixo domiciliar”, orienta Adrian.

Durante o Macapá Verão, a população também deve ficar atenta ao descarte do lixo. “Se você for utilizar garrafas, copos de vidro, e acidentalmente quebrar, use sacola plástica e envolva com papelão ao descartar, para evitar prejuízos aos munícipes que vão utilizar os balneários e acidentes com nossos trabalhadores”, finaliza.


Deixe seu comentário


Publicidade