Cidades

Prefeitura de Macapá promete reabrir o Parque Zoobotânico em agosto deste ano

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Pimentel, reabertura já foi autorizada e agora depende apenas de pequenas adequações.


O secretário municipal de Meio Ambiente (Semam), Márcio Pimentel, anunciou na manhã desta terça-feira (12) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) a reabertura do Parque Zootânico de Macapá no mês de agosto deste ano. A reabertura, segundo ele, já foi autorizada pelos ministérios públicos federal (MPF), estadual (MPE), pela justiça e pelos órgãos ambientais, e agora só dependente de algumas pequenas adequações.

 

“Fizemos um trabalho de conscientização e em busca de apoio, capiteaneado pelo prefeito Clécio Luís (REDE) junto ao MPF, MPE, justiça e Ibama para reabrirmos o Parque Zoobotânico, e agora chegou o momento de fazer pequenas intervenções, que estão sendo sob a coordenação do diretor, o Herialdo Monteiro, que me disse que ainda não vai ficar como a gente gostaria, mas garantiu que em agosto, no mais tarde em setembro estarão concluídas e o Parque será reaberto para visitação pública”, revelou.

 

‘Plantando Legal’
Márcio também falou do projeto ‘Plantando Legal’, da PMM, que está implantando hortas e fazendo a arborização nas escolas municipais, com a utilização de mudas da espécie medicinal Moringa Oleífera, que possui alta concentração de cálcio, ferro e magnésio: “Iniciamos o projeto ‘Plantando Legal’, concebido pelo prefeito Clécio, que teve como embrião a Escola José Leoves Teixeira (localizada no bairro Renascer II) e que vai contemplar todas as escolas municipais, com a implantação de hortas e arborização onde há espaço disponível. As mudas são da espécie Moringa Oleífera, que possuem alto poder nutricionais, com elevada concentração de cálcio, ferro e magnésio”, detalhou.

 

De acordo com o secretário as sementes foram doadas à prefeitura pela desembargadora Sueli Pini: “O prefeito Clécio estava em um programa de rádio com a desembargadora Sueli Pini e me ligou para ir até lá. Foi quando ela me falou sobre a Moringa, que é também chamada de ‘planta da vida’ por suas características nutricionais; na ocasião ela disse que tinha umas sementes e se dispôs a doá-las para fazer o plantio nas escolas municipais; o prefeito pediu pra fazer o plantio não apenas da moringa, também de hortas nas escolas; produzimos 600 mudas de plantas e o projeto está sendo desenvolvido através de uma ação conjunta da Semdec (Desenvolvimento Econômico), a Semam e as escolas”.

 

Áreas verdes
Paisagismo também foi tema da entrevista. Segundo o secretário, todas as rotatórias e canteiros centrais receberão mudas de árvores: “Quando o prefeito assumiu a prefeitura se dispôs a fazer a arborização intensa e em Macapá; iniciamos esse trabalho nas rotatórias e já finalizamos no bairro Renascer, são sete rotatórias. No início tinha muito roubo de mudas e tínhamos que replantar; mas agora, depois de um intensivo combate através das redes sociais e da imprensa os casos diminuíram bastante; estamos buscando mais parcerias junto à iniciativa privada para darmos sequência ao trabalho e partirmos para outros locais, a exemplo do que fizemos com as rotatórias do início da Rua Jovino Dinoá com a Avenida Hildemar Maia, que fizemos com a Tropical e a da Rua Hildemaia Maia com a Rodovia JK com a Amapá Telhas”.


Deixe seu comentário


Publicidade