Cidades

Prefeitura de Macapá realiza ação preventiva contra o diabetes em Macapá

Além dos atendimentos nas UBS, equipes da secretaria de Saúde estão atendendo as comunidades que não possuem laboratório. Objeto é detecção e controle da doença.


A secretaria de Saúde (Semsa) da prefeitura de Macapá (PMM) está realizando nas Unidades Básicas de Saúde ações de prevenção e diagnóstico do diabetes. A coordenadora da programação Tatiana De Pinho Vidal explicou na manhã desta terça-feira (14) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que durante toda esta semana todas as UBS’s do município intensificam a realização de exames de glicemia, bem como a orientação e prática de atividades físicas.
“A programação é alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, que traz como principais bandeiras a importância da conscientização sobre a doença e suas consequências em médio e longo prazo. O nosso objetivo é a detecção precoce da doença, propiciando à nossa população saber se realmente tem diabetes, para que seja administrada a medicação, facilitando o controle”.
De acordo com a coordenadora, as comunidades que não possuem laboratório também são contempladas: “Estamos atendendo não apenas nas UBS que possuem laboratório, porque nossas equipes se deslocam a todas as comunidades com um laboratório, onde são realizadas as coletas e administrada a medicação. A detecção é muito importante, considerando que o diabetes é uma doença silenciosa, sendo necessário estar atento aos seus principais sintomas, como a ida freqüente ao banheiro durante a noite, sede excessiva e perda rápida de peso”, alertou.


Deixe seu comentário


Publicidade