Prefeitura de Macapá segue com Plano de Inverno para diminuir impacto das fortes chuvas
Com ações diretas em canais e áreas de escoamento, a gestão municipal também atua através de ecoprojetos que objetivam conter o descarte irregular e incentivar a reciclagem

Nesta segunda-feira (1), a Prefeitura de Macapá através da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), realizou ações do Plano de inverno em áreas de escoamento no bairro do Muca, e no Canal do Jandiá no trecho do bairro Jesus de Nazaré, ambos na Zona Sul da cidade.
Desobstrução, roçagem, capina e retirada de resíduos sólidos foram os serviços realizados pelas equipes da Zeladoria Urbana, que também utilizaram maquinários como roçadeiras e pequenas embarcações para acessar áreas de difícil acesso.
No bairro Jesus de Nazaré, os trabalhos foram realizados na extensão do Canal do Jandiá, na avenida José Tupinambá e entorno. Para facilitar o acesso em áreas mais complexas foram utilizadas duas pequenas embarcações que deram suporte para eliminar a alta vegetação que obstruía o local.
O Plano de Inverno é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá para prevenir alagamentos e sinistros aos munícipes no período do inverno amazônico. O foco é na limpeza e desobstrução de canais, valas e áreas de escoamento da cidade.
“São várias frentes pela cidade, nossa missão é diminuir os impactos das chuvas e evitar pontos de alagamentos que geram transtornos para nossos munícipes. Queremos que nossa população passe pelo inverno amazônico com tranquilidade e seguros”, afirmou o Secretário Municipal da Semzur, Helson Freitas.
Além do Plano de Inverno com ações diretas em canais e áreas de escoamento, a gestão municipal também atua de forma complementar através de eco projetos que objetivam conter o descarte irregular e incentivar a reciclagem na capital.
Eco projetos complementares:
A Zeladoria Urbana atua com algumas iniciativas que influenciam diretamente na prevenção de alagamentos de vias da cidade. São eles: Eco Barreiras Redes do Bem, Eco Pontos para Vidro, Descarta Treco, Descarte de Lixo Eletroeletrônico, e Descarte Correto de Pneus.
Com as Eco Barreiras, a Prefeitura reutiliza garrafões de água mineral vencidos que seriam descartados, e ao invés de serem um dos causadores de alagamentos, quando jogados em vias públicas, eles servem para fazer a contenção de resíduos nos canais, o que auxilia e facilita a desobstrução desses locais.
Outra iniciativa importante lançada no início do mês de Janeiro de 2024 é o projeto Eco Pontos para o recolhimento de vidro. Espalhados ao longo da orla da cidade e no Mercado Central, próximo de bares e restaurantes, os pontos de coleta evitam o descarte irregular de vidro no Rio Amazonas, reaproveitam geladeiras descartadas pelos munícipes através do Descarta Treco e o material recolhido vai para uma empresa de reciclagem.
O Descarta Treco é um serviço da Gestão Municipal que recolhe móveis e eletroeletrônicos à domicílio, o serviço é agendado pelo número (96)98125-1151, e serve também para evitar o descarte irregular de objetos que poderiam parar em bueiros, canais e vias e ocasionar sérios transtornos, como alagamentos e acidentes.
Incorporado ao Descarta Treco, foi implementado o descarte de lixo eletroeletrônicos, iniciativa que teve início no dia 16 de Março de 2024, através de uma campanha de arrecadação. O serviço acontece em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree), que é responsável pelo transporte do material para empresas e indústrias de reciclagem no estado de São Paulo.
Por fim, a Prefeitura de Macapá ainda trabalha o recolhimento de Pneus para o descarte correto. Duas vezes ao mês, uma carreta de armazenagem é estacionada na avenida Ivaldo Veras, em frente à Cidade do Samba, e equipes da Zeladoria Urbana passam nas borracharias da cidade com caçambas para recolher o material.
Com a alta de Dengue no cenário nacional, o serviço é um forte aliado no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Os pneus recolhidos são enviados para fora do estado para uma indústria que reutiliza na fabricação de massa asfáltica e combustível.
Deixe seu comentário
Publicidade





