Cidades

Prefeitura desenvolve ação de saúde e assistência para mulheres LBT

A coordenadora de Saúde das Mulheres, Rosa Natália, afirmou que esse atendimento às mulheres LBT é de fundamental importância, principalmente por ser um grupo marginalizado.


A Prefeitura de Macapá realizou na noite de quinta-feira, 22, uma ação itinerante voltada para as mulheres LBT. Durante toda a madrugada, um ônibus percorreu vários pontos da zona norte ofertando consultas ginecológicas, atendimento psicológico, distribuição de preservativos, testagem rápida e consultoria jurídica.

 

Denominada Saúde Delas, a atividade é desenvolvida pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Políticas para as Mulheres, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde e assistência social. A travesti Jorrana tinha vergonha de falar sobre seus problemas de saúde aos médicos e, por isso, não buscava com frequência os serviços.  “Fui convidada a participar dos atendimentos e me senti muito bem, fui tratada com delicadeza, e como faço meu trabalho na rua, ficou melhor de conseguir o atendimento. Irei convidar todas minhas amigas para que também procurem os serviços, e tenho certeza que todas serão bem tratadas como eu fui”.

 

A coordenadora de Saúde das Mulheres, Rosa Natália, afirmou que esse atendimento às mulheres LBT é de fundamental importância, principalmente por ser um grupo marginalizado. “O próprio sistema de saúde prevê a universalidade do acesso. Ao mesmo tempo, a gente busca equidade. Hoje, esse momento é mais um passo na política municipal que busca atender e acolher as necessidades dessa população”, afirmou. A programação continua nesta sexta-feira, 23, com os mesmos serviços. Dessa vez, na zona sul da cidade.


Deixe seu comentário


Publicidade